TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Cognitivo por Meio da Interação Social

Por:   •  28/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.381 Palavras (22 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 22

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

RELATÓRIO DE ESTAGIO BASICO

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2018

LÍCIA LAÍSE VITAL DE SOUZA

O desenvolvimento Cognitivo por meio da interação social

Relato de Experiência apresentado como requisito parcial para a disciplina Psicologia do Desenvolvimento I Graduação em Psicologia, Centro Universitário Norte do Paulista – UNORP.

Orientador (a): Prof.ª. Araiê Prado Berger de Oliveira

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 2018

Sumário

1. INTRODUÇÃO

9

2. OBJETIVOS

9

2.1. OBJETIVO GERAL

9

2.2.OBJETIVO ESPECÍFICO

9

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

9

4. CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL

9

4.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

9

4.1.1. Nome da Instituição:

9

4.1.2. Endereço:

9

4.1.3. Telefone:

9

4.1.4. Responsável local:

9

4.1.5. Função:

9

4.1.6 Horário de atendimento:

9

4.2.HISTÓRICO

9

4.2.1- Filosofia da Instituição

9

4.3.OBJETIVOS/VISÃO/MISSÃO/VALORES

9

4.4.RECURSOS

9

4.4.1 Humanos

9

4.4.2 Físicos

9

6. METODOLOGIA

9

7. O RELATO DE EXPERIÊNCIA ARTICULADO COM A TEORIA

9

8. CONCLUSÕES

10

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

10

1.  INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo relatar a experiência de estágio de observação de crianças na idade de 6 a 13 anos no projeto social Associação Anjo da Guarda, esse projeto atende crianças no contratempo escolar sendo realizadas atividades recreativas.

A observação contribui para um importante aspecto na formação do Psicólogo (a), o estagiário e capaz de desenvolver importantes capacidades como criatividade, memorização e ainda a capacidade de socializar através da interação e da utilização das regras.

Vale ressaltar que nas observações foi possível verificar que a aprendizagem nas relações interpessoais, e na interação com o meio social sendo algumas delas a linguagem, pensamento, interação, coordenadora motora, memória e percepção.

Foi possível verificar que várias crianças apresentam maturidade além do esperado conforme a idade observada. O Desenvolvimento Cognitivo por meio de uma interação social é relacionado à sua conduta em sociedade baseada no comportamento humano, é como se a criança até sua fase adolescência, desenvolvesse um estágio mais elevado das operações mentais, capaz de realizar pensamentos intelectuais, com resultados que podem ser eficazes até chegar à vida ​adulta (PEREIRA, 2005)​.[pic 1][pic 2][pic 3]

Nesta fase, o desenvolvimento cognitivo é quando o adolescente desenvolve capacidades de realizar algo que estar só no seu subconsciente e transforma-o em algo visto como olho nu e algo possível. Nesse sentido, a criança “obedece” e segue as regras, os adolescentes experimentam e testam os limites de suas opiniões: “eu quero”, “eu gosto”, “eu vou”.[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Às vezes, a intenção nem é agredir ou enfrentar o adulto, mas testar a si mesmo (“eu sou”) e a possibilidade de expressar sua identidade que ainda está em desenvolvimento (PEREIRA, 2005). Entretanto, compreende-se que o ser humano tem a capacidade de se desenvolver, conforme vai crescendo, ou seja, no período da infância a criança, desenvolve suas primeiras emoções, ou seja, "as pessoas agem sobre o mundo, modificam-no e, por sua vez, são modificados pelas conseqüências de sua ação." PIAGET (1960, p. 15). [pic 9][pic 10]

Dessa forma, a capacidade de lidar com algo diferente a cada dia é surpreendente, é a famosa adaptação da realidade e das coisas as suas voltas, é quando a criança adapta-se ao mundo real e sai do imaginário.

Desse modo, aponta-se que a inteligência “não aparece, de modo algum, num dado momento do desenvolvimento mental, como um mecanismo completamente montado e radicalmente diferente dos que o precederam” (PIAGET, 1986, p.23). E com isso o desenvolvimento humano é constante e apropriado para a sua idade do indivíduo. [pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

2.  OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Observar os comportamentos das crianças e adolescentes segundo a teoria de desenvolvimento cognitivo criado pelo teórico vygostky, com a finalidade de compreender a teoria juntamente com a realidade na construção da maturidade dos relacionamentos interpessoais e por meio da interação social.

2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO.

Observar e compreender o comportamento da criança e do adolescente com base na interação com o meio social.

3.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O processo de desenvolvimento infantil exige oportunidades educativas que reflete muito em termos de processamento de informações, recursos conceituais, habilidade perceptiva, aprendizagem de línguas, e outros aspectos do desenvolvimento e isso depende também do convívio do ambiente. O que tem proporcionado à educação infantil em alguns casos passar por incentivos e modelos educacionais como a escola, creche e familiar, resultando em crianças com características e conquistas individuais e que de certa forma tem sido evolutiva para o processo educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (372.2 Kb)   docx (66.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com