TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Psicossexual

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Psicossexual

     O que é?

Foi como Freud explicou a maneira como a personalidade é formada no decorrer da infância. Nesse conceito ele considerou que qualquer parte do corpo podem ser consideradas zonas erógenas, e não apenas as partes genitais. Freud dividiu a formação da personalidade em fases, sendo elas; Fase Oral, Fase Anal, Fase Fálica, Estágio Latente e Estágio Genital.

      Fase Oral

A fase oral começa a partir do nascimento até 1 ano, a criança tem o prazer centrado na boca, onde as principais fontes de prazer estão na ingestão de comida, na mastigação, no sugar, morder e engolir. Todas essas ações reduzem a tensão, logo, surge um conflito quando as necessidades orais da criança não são atendidas.

     Fase Anal 

Esta fase se inicia a partir de 1 ano até os 3. A zona erógena da fase anal está no controle dos intestinos e da bexiga, a retenção das fezes até sua eliminação se torna prazerosa e o exercício dos músculos do ânus também é fonte de prazer. Segundo Freud o prazer em defecar da criança está ligado ao seu prazer em criar algo próprio. E o principal conflito se da quando é iniciado o treinamento ao toalete, onde a criança vai aprender a fazer o controle da bexiga e intestinos.

      Fase Fálica

Na fase fálica acontece o surgimento do superego, ela tem início nos 4 anos indo até aos 6 anos e o prazer está ligado as regiões genitais, a auto-manipulação é a principal fonte de prazer. A criança desenvolve atração pelos pais do sexo oposto (complexo de Édipo, angústia da castração, inveja do pênis.).

         Estágio Latente

Se da início aos 6 anos indo até a puberdade. A fonte de prazer está centrada na interação social, as crianças desenvolvem habilidades sociais, valores e relacionamentos com colegas e adultos fora da família.

       Estágio Genital

Este estágio se configura desde a puberdade até a morte, tendo como zona erógena o amadurecimento dos interesses sexuais e interesse pelo sexo oposto.

       Critica

Teoria controversa, pois Freud além de focar apenas no desenvolvimento do sexo masculino, também baseou-se apenas nos relatos de seus pacientes e não no comportamento das crianças, portanto, é difícil dizer se são ideias precisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com