TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENTENDIMENTO DE FREUD SOBRE A SEXUALIDADE

Por:   •  19/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

                      UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC[pic 1]

CENTRO DE HUMANIDADES

CURSO DE LETRAS

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

PROF. TANIA VICENTE

ALUNO: BRUNO CARDOSO XAVIER

O ENTENDIMENTO DE FREUD SOBRE A SEXUALIDADE

 

Freud foi tido como um divisor de águas em muitos aspectos relacionados a psicanálise, e justamente uma delas foi sobre a sua percepção sobre a sexualidade. Contrariando pensamentos da época, descrevia que a sexualidade não era algo oriundo da adolescência, mas a mesma apresentava traços desde os primeiros anos de vida, percorrendo todo o crescimento e desenvolvimento, apresentando fases distintas em cada grau de idade da criança, sendo fases fundamentais para a chamada “maturidade sexual” que é, em stricto sensu, quando o(a) jovem esta preparado para a reprodução. Aqui vale ressaltar que o(a) jovem atingirá  o estado de maturidade sem culpa, se o desenvolvimento for tranquilo em todas as fases.

Um conceito importante para o entendimento do desenvolvimento da sexualidade na criança, é o chamado libído. O libido é uma energia vital que nos impulsiona para a busca do prazer em cada estagio do desenvolvimento evolutivo, localizando-se no que Freud denominou zonas erógenas. Os estágios do desenvolvimeto pela qual a libido percorre são:

Estagio oral: neste estagio, a libido concentra-se na boca, com o efeito de sugar com prazer. O ato no qual não necessariamente a criança busca a nutrição. Esse estagio subdivide-se em outros dois estagio. O primeiro passivo, onde a criança recebe o que lhe é dado.  O segundo consiste na energia libidinal se estender para os dentes e mandíbulas. Daí decorre do fato da criança começar a naturalmente morder.

Estagio anal: nesse estagio, o que acontece geralmente no segundo ano de vida da criança, a energia libidinal que antes encontrava-se na boca, passa para a região anal. O processo de prazer da criança passa a ser a retenção de fezes ou a eliminação da mesma.

Estagio Fálico: acontecido por volta dos três ou quatro anos de idade. Aqui é onde encontra-se o famoso complexo de Édipo. Nessa fase, a organização do libido ocorre nas áreas genitais. Aqui a criança não tem consciência das partes genitais, o que faz com que a menina se sinta inferiorizada (por saber que não se terá pênis) quando se adquire a consciência e com que os meninos temam a castração. É nessa fase que ocorre a atração pelo sexo oposto, porem o superego – concisamente regras morais éticas e religiosas, encerra essa fase.

Estagio Genital: após o complexo de Édipo, a impulsões sexuais dão uma pausa em torno dos 5 aos 10 anos de idade. Na adolescência, o instinto sexual volta a ativar-se de maneira intensa. Dessa vez a libido não se posiciona a uma parte exclusiva do corpo, como acontecia nos estágios anteriores, mas dirige-se para o externo, para o outro. A conclusão desse processo informa que o adolescente alcançou a maturidade sexual, ou seja, está pronto para a reprodução; Claro, como já citado, se o desenvolvimento for tranquilo em todas as fases.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com