TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EPISODIO DA SEGUNDA TEMPORADA DA SERIE BLACK MIRROR URSO BRANCO

Por:   •  17/12/2020  •  Abstract  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

        O EPISODIO 2 DA SEGUNDA TEMPORADA DA SERIE BLACK MIRROR - URSO BRANCO

Aluno:        Laís Renata Lopes da Cunha        

        

No episódio Urso Branco, foi possível analisar e conceituar algumas teorias da Psicanálise e da Análise do comportamento (Behaviorismo Radical). As abordagens da Psicanálise foram a primeira teoria do aparelho psíquico, os mecanismos de defesa ou realidade como ela não é, e as do Behaviorismo foram o comportamento operante e reforçamento.

O episódio começa com Victoria personagem principal acordando atordoada em um quarto sem lembrar-se de nada, vendo um símbolo na TV que de certo modo conseguia trazer algumas poucas lembranças a sua mente. Nessa primeira cena é possível analisar de acordo com psicanálise a estrutura do aparelho psíquico que no caso seria o inconsciente e o pré-consciente. No caso que o inconsciente seria quando Victoria acorda e não consegue lembrar-se nada não tendo acesso às suas lembranças, já o de pré-consciência mostra que de modo involuntário algumas lembranças vão começando a aparecer, de acordo com Freud esse estado de pré-consciência acontece quando algo pode estar na consciência em determinado momento e em outro não. Esse símbolo que ela via, trazia lembranças a ela porque era uma tatuagem que seu namorado tinha.
E nessa tentativa de lembrar de fato que aconteceu e que estava acontecendo ela sai de casa e nota que as pessoas estavam apenas filmando a situação sendo meros espectadores do seu sofrimento. O comportamento das pessoas diante daquela cena mostra uma falta de empatia, banalizando o sofrimento que a personagem vivência tornando-se incapazes de ajudá-la, sendo essa é uma realidade que ocorre diariamente ao nosso derredor; as pessoas com celulares nas mãos registrando a dor, ódio, o sofrimento alheio como se as situação vivida do outro fossem apenas os seus
Estímulos e registrar a situação fosse a Resposta.

Esse personagem mascarado age como se quisesse puni-la e a punição ocorre por ação praticada pelo outro que o seu levou a fazer aquilo não pode ser desfeita. Esta punição aplicada já esperando um determinado comportamento da personagem. E ela diante da situação busca a fuga, que seria um comportamento aversivo ao que esta vivenciado.
Ela seria como um ratinho na caixa de Skinner que a cada estimulo dado, a sociedade esperava uma resposta e essa resposta seria o seu sofrimento.

Nesse contexto ela encontra outras duas pessoas que aparecem está vivenciando o mesmo que ela, e que querem ajudá-la também . No entanto um dos personagens acaba morrendo e logo aparecem duas outras pessoas fantasiadas perseguindo-as, como se fossem os vingadores, aqueles de detêm o poder.

Essa mulher que esta com Victoria propõe de irem para um lugar chamado  Parque de Justiça Urso Branco, só que esse nome parece familiar para ela e ,novamente seu pré-consciente entrando em ação, fazendo com que haja uma regressão dela aquele local.

 Resumindo, ela e o namorado dela mataram uma menina e não enquanto namorado dela mata mais menina ela filmava, conseguiram prender ele ,só que ele se suicidou e as pessoas não queriam que ela fizesse o mesmo que ele, de algum modo haveria punição.
E assim a população quis fazer com ela também, como forma de justiça com as próprias mãos. Todos os dias a faziam sofrer e filmavam tudo, mostrando a banalização da violência, com uma plateia que diariamente assistia aquilo e se divertia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com