TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DA SERIE BLACK MIRROR . EPISODIO: Nosedive, 3° temporada

Por:   •  22/10/2017  •  Resenha  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  1.954 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ[pic 1]

INSTITUTO CIENCIAS DA EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM INFORMÁTICA EDUCACIONAL

Cândida Camila de Sousa

RESENHA

Serie Black Mirror- Perdedor

Santarém – PA

2017

Cândida Camila de Sousa

RESENHA

Serie Black Mirror- Perdedor

Trabalho apresentado no Curso de Licenciatura em informática Educacional da Universidade Federal do oeste do Pará, como requisito obrigatório para obtenção da aprovação na disciplina de Fundamentos da Informática Educativa.

Professora, MSc. Gilson

Santarém – PA

2017

RESENHA

BLACK Mirror, Nosedive, temporada 3, ep. 1. Direção: Joe Wright, Produção: Charlie Brooker, Mike Schur e Rashida Jones. 2016.

A série Black Mirror, é um a série de ficção científica, inglesa criada por Charlie Brooker, que era exibida antes pelo Chanel 4, mas foi comprada pela Netflix. A serie possui duas temporadas com 3 episódio. Os episódios possuem histórias diferentes e personagens diferentes, mas todas com o mesmo sentido voltado para um futuro onde a tecnologia é completamente o sentido da vida na sociedade. Black Mirror fala sobre como a sociedade se tornou escrava da tecnologia. O primeiro episódio da nova temporada, Perdedor, conta a história de uma sociedade onde a felicidade das pessoas se baseavam em números. As pessoas desta sociedades viviam presas a si mesma onde comprar, viver, estavam ligados a pontuações e estrelas. Essas pontuações e estrelas eram a base para se ter uma vida estável e concreta, quanto mais estrelas e pontuações você tivesse, você seria alguém prospero e literalmente feliz.

O episódio inicia com a personagem Lacie, uma mulher que vivia atrás de buscar formas para chegar a uma pontuação onde fosse ‘aceita’, em uma certa classe social. Uma mulher aspirante a alta classe que vive e respira por atitudes que possam garantir boas notas à sua imagem. Ao almejar algo que está totalmente fora de seu alcance, a moça, que tem uma vida mediana, começa a cometer uma série de equívocos e vê toda a sua história mudar drasticamente. Lacie tinha um irmão chamado Lesley, que apesar de viver neste mesmo mundo de Lacie, vivia puxando a orelha da irmã. De certa forma ele está suplicando para que ela coloque os pés de volta no chão. Mas Lacie está cega e ela vai pagar o preço. Ela é convidada para ser madrinha de casamento de uma amiga “falsiane” do tempo de colégio.

Lacie, tem que viajar uma longa distância para fazer um discurso na festa dessa tal amiga. Nisso, Lacie vê uma oportunidade de melhorar as suas notas para ter comprar um apartamento em que apenas pessoas com uma nota altíssima tem acesso. Com isso Lacie começa a fazer coisas absurdas que só fazem com que sua diminua mais ainda sua pontuação, chegando uma pontuação bem inferior, da qual ela almejava. Ao descobrir que Lacie estava com uma pontuação bastante pequena sua amiga Ney Ney, acaba não querendo Mais que lancei vá para a sua festa. Mas Lacei não aceita atitude de sua amiga e faz de tudo pra chegar até lá. Muitos imprevistos acontecem dificultando a sua chegada.

Até que durante este percurso, Lacie, conhece uma caminhoneira, que também já tinha sido uma mulher com bastante pontuação, depois perdeu tudo. A caminhoneira deixa Lacie em certo lugar e Lacie continua e faz coisas absurdas até chegar no casamento. Porém ao chegar no casamento Lacie está totalmente bêbada e suja, o que para os convidados de sua amiga foi uma afronta muito grande o que leva Lacei a sua própria destruição.

A serie Black Mirror é uma serie que trata do espetáculo mediada pelas telas. Esse espetáculo é o que o autor Guy Debord(1931-1994), conceitua em seu livro “A sociedade do espetáculo”. Segundo o autor espetáculo, não é um conjunto de imagens, mais é a relação do convívio social entre as pessoas midiatizada por imagens. Essa questão do espetáculo mediado pelas telas, é o reflexo do próprio nome da série “Black Mirror”, que traduzido para o português significa “espelho preto”.

O espetáculo é isso uma exibição visual chamativa. Então cada personagem da série, vivencia o espetáculo da sua maneira. A Lacie que é a personagem principal, vive em um mundo, onde existe um sistema de classificação, que é um sistema de classificação, que já existe hoje. No caso da série é um sistema de classificação baseado em estrelas. Um exemplo disso no mundo hoje são as redes sociais, como o facebook, instagram entre outros. Onde existe uma forma de avaliação através de “curtidas”, onde a pessoa eleva sua alta estima se tiver bastante curtida em uma foto, por exemplo, ou quando classificamos também serviços na internet.

 É um sistema de classificação de pessoas, que nesse mundo a gente faz com as pessoas, a mesma coisa que a gente faz hoje com os serviços.  Aquele restaurante, por exemplo, que você visitou e não gostou tem uma página no facebook, que você classifica de uma a cinco estralas, baseado no serviço que foi oferecido.

Outro ponto interessante de é que a partir do momento em que as pessoas se classificam, da mesma forma que hoje classificamos restaurantes, hotéis, pizzarias, serviços, de um forma geral, esse sistema, de certa forma reorganizou a sociedade em classes baseadas em popularidade. Antes, ter um nível em uma determinada sociedade, era baseado, por exemplo, se a pessoa tivesse algum parentesco com a nobreza ou se estivesse em uma determinada classe socioeconômica, se é rico ou pobre.

Nessa sociedade pessoas pertencem a classe de acordo com a sua popularidade. E essa popularidade por sua vez, se baseia em “perfis espetaculares”. Onde o que está explicito não é a nossa relação com a imagem em si, mas a nossa relação com outras pessoas mediada por imagens. Então de um acerta forma, este sistema de classificação hoje já existe, mais eles existem pra situações bem particulares, como vimos nos exemplos anteriores.

A parti de uma classificação de uma nota, que a personagem Lacie tem, isso passa de certa forma a mediar a possibilidade de ela ter acesso a certos serviços, ou não. Lacie queria uma casa, queria um lugar para morar, mas ela não tinha dinheiro pra pagar, mas eles tinham um programa especial, que dariam um desconto a ela, se ela fosse uma 4.5. Portanto pode-se dizer que os perfis espetaculares, ao mesmo tempo que são espetaculares eles são também superficiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com