TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estresse no Ambiente de Trabalho

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

Angélica Silva Gomes Nunes 201402461399

Amanda Costa de Sá Moura 201603374451

Lenira Souza Teixeira Bastos 2014 08016605

Priscila Reis Nascimento dos Santos 201301234583

Renata Ferreira Harth 201310090068

Verônica Pereira Mulatinho Moises 201301269051

Estresse no Ambiente de Trabalho

Projeto de Pesquisa Exploratória como pré requisito para a segunda avaliação da disciplina, Pesquisa em Psicologia da Universidade Estácio de Sá.

                                                                                                                                              

Niterói 12 de junho de 2018

  1. TEMA: Como o estresse afeta o rendimento de um grupo de funcionários da Universidade Estácio de Sá, campus Niterói.
  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: O estresse tem nos afetado em todos os aspectos de nossa vida. Devido a vários fatores que nos atravessa durante o dia a dia, porém estaremos fazendo o estudo de como um grupo de funcionários são afetados diretamente em seu ambiente de trabalho, trazendo assim limitações em seu desenvolvimento profissional.

2 PROBLEMA: Por que o estresse afeta o rendimento no trabalho?

2.1 HIPÓTESE: No ambiente do trabalho ocorrem diversas situações que podem conduzir o indivíduo a situações de desconforto e desgaste, podendo gerar problemas de ordem física, social e psicológica. Em algumas organizações os funcionários são vistos apenas como aquele que executam um determinado trabalho. E as condições para esse trabalho nem sempre são favoráveis, assim o funcionário é forçado a se engajar e adaptar a esse ambiente, e esse ajustamento, com a pressão da empresa, tende a levá-lo ao estresse.

3 OBJETIVOS: Medir o grau de estresse de um grupo de funcionários da Universidade Estácio de Sá, campus Niterói, com estudos que possam fornecer soluções para o melhor rendimento e saúde a esses e outros funcionários que trabalhem diretamente com fatores estressantes.

4 JUSTIFICATIVAS:

5 REFERENCIAL TEÓRICO:

Síndrome de Burnout

De acordo com Codo e Vasques-Menezes (1999), o termo burnout significa “síndrome da desistência”, situação onde a pessoa acredita ser incapaz de ser desenvolver no trabalho, criar novas relações afetivas que dele decorrem, desencadeando uma possível desistência do mesmo. Outros autores discutem esse tema no que se refere à ocorrência de problemas físicos e psicológicos como estresse, fadiga, falta de motivação e até a depressão.

Para Cherniss (citado em Roazzi, Carvalho & Guimarães, 2000) burnout pode resultar em consequências negativas para o indivíduo e para o local de trabalho, ou seja, o indivíduo não consegue lidar com o estresse no trabalho e tende a se sentir frustrado. Isso pode ser determinado tanto por fatores pessoais como por questões do próprio ambiente de trabalho.

Maslach e Jackson (1986) definem burnout incluindo três componentes principais: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal (Mills e Ruebner, 1998; Codo & Vasques-Menezes, 1999).

A síndrome de burnout tem sido um tema bastante discutido pela psicologia e pela medicina no que tange à saúde física e emocional dos trabalhadores, pois além do declínio da performance e satisfação no trabalho, a síndrome pode gerar consequências negativas para a qualidade de vida e bem-estar psicológico do indivíduo. (Rabin, Feldman, & Kaplan, 1999).

Ainda que o estresse ocupacional esteja relacionado com burnout, não pode-se dizer que um é mesma coisa do que outro. Enquanto burnout é o resultado de várias tentativas frustradas de lidar com o estresse (Rabin, Feldman, & Kaplan, 1999), o estresse pode ser definido como um fator que descreve uma situação de muita tensão (Lipp & Rocha, 1994). Considerando as diversas definições da palavra estresse, Lazarus (1993) destacou quatro pressupostos: uma causa interna ou externa ao indivíduo, fator que é determinado como estressor; uma relação de diferentes tipos de estresse (dano, ameaça e desafio); como lidar com os estressores, processo denominado de coping; e a reação do estresse, que são os efeitos na mente ou no corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com