TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 5

1. Defina os conceitos de mecanicismo, determinismo e reducionismo e os descreva seus

usos e influências nos surgimento da psicologia.

O espírito do mecanicismo, que enxerga o universo como uma grande máquina, foi o fundamento filosófico do século XVII, ou seja, sua força contextual básica. Essa doutrina afirmava serem os processos naturais mecânicos e passiveis de explicação por meio das leis da física e da química.

Comparando com o mecanismo do relógio, o universo funcionava perfeitamente sem qualquer interferência externa, já que fora criado e colocado em funcionamento por Deus. Desse modo, a comparação do universo com o relógio abrange a ideia do determinismo, mas especificamente, a crença de que qualquer ação é determinada pelos eventos do passado.

Não era difícil perceber a estrutura e o funcionamento do relógio. Era fácil desmontá-lo e verificar exatamente a operação das engrenagens. Essa ideia levou os cientistas a popularizarem o conceito de reducionismo. Para compreender o mecanismo operacional das máquinas como o relógio, bastava reduzi-las a seus componentes básicos.

2. Descreva a proposta do Racionalismo abordando suas principais ideias e contribuições

de Descartes, e as relacione a psicologia. Também descreva em mais detalhes a proposta

de dualismo e monismo baseando-se nas contribuições de Descartes.

O Racionalismo é a concepção que afirma que a razão é a única faculdade capaz de propiciar conhecimento adequado da realidade. Descartes pode ser considerado o representante ilustre do racionalismo. Dualismo e monismo são as duas maiores escolas de pensamento que tentam resolver o problema da relação entre e corpo e mente.

O trabalho de Descartes serviu como catalisador das diversas tendências convergentes da nova psicologia entre as contribuições sistemáticas mais importantes destacam-se a concepção mecanicista do corpo; a teoria do ato reflexo; a interação mente e corpo; a localização das funções mentais no cérebro; a doutrina das ideias inatas. O trabalho mais importante de descartes para o desenvolvimento da psicologia moderna foi a tentativa de resolver o problema mente-corpo. Os intelectuais discutiam como a mente podia ser diferenciada do corpo e de todas as demais qualidades físicas. A teoria afirmava ser a interação entre a mente e o corpo essencialmente unilateral.

3. Descreva a proposta do Positivismo de Comte para a fundamentação do conhecimento científico. Relacione suas ideias ao surgimento da psicologia como ciência.

Comte empreendeu uma pesquisa sistemática de todo o conhecimento humano. A fim de controlar melhor essa tarefa ambiciosa, decidiu limitar o trabalho a fatos inquestionáveis, ou seja, aqueles determinados exclusivamente por meio de métodos científicos. Dessa maneira, a visão positivista referia-se a um sistema baseado exclusivamente nos fatos observáveis objetivamente e indiscutíveis. Qualquer objeto de estudo da natureza especulativa, dedutível ou metafisica era considerado ilusório, e assim, rejeitado.

4. Descreva a proposta do Empirismo, abordando suas principais ideias e contribuições, e

as relacione a psicologia. Também descreva em mais detalhes a proposta de John Locke.

O empirismo trouxe a busca do conhecimento por meio da observação e da experimentação. O conhecimento extraído do passado tornara-se suspeito, dando lugar aos anos iluminados pelas redescobertas e percepções científicas que refletiam a mudança na natureza da investigação científica. Locke deixa bem claro que as capacidades são inatas, mas o conhecimento é adquirido. Pelo uso da razão somos capazes de alcançar certos conhecimentos e com eles concordar, e não de descobrir. Locke diz que “Se os homens têm verdades inatas impressas originalmente, e antes do uso da razão, permanecendo delas ignorantes até atingirem o uso da razão, consiste em afirmar que os homens, ao mesmo tempo, as conhecem e não as conhecem”.

5. Descreva as principais regularidades encontradas em estudos de fisiologia (Bessel,

Helmholtz, Weber, Fechner) que eventualmente vieram a influenciar o surgimento da psicologia como ciência.

Bessel: Fator humano precisou ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com