TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo Dirigido

Psicologia Hospitalar

José Carlos de Almeida Mochiuti – 186.854-4



Docente: Adriana Godoi

Psicologia: 2° ano/3° termo

Marília, SP

1- Historicamente, a doença sempre foi vista como um “mal do corpo”, organicista. Como é considerada atualmente?

A doença surge como um inimigo, algo que nos aproximava da morte, isto pois em tempos passados doenças eram menos tratáveis como são hoje em dia. Assim, hoje em dia, inclusive por contas de diversas formas de tratar doenças, muitas, no caso, a maioria das doenças não são mais sinônimos de morte, assim nos distanciamos, no caso da visão de doença como algo que nos faz refletir sobre a morte e a existência. Desta forma a Medicina ocidental, muitas vezes, cuida da doença em si, do órgão prejudicado, fazendo a dualização corpo-mente, deixando de lado a história pessoal, familiar ou social.

2- Para a psicologia, adoecer pode ser uma comunicação. Do que? Para que?

Muitas vezes, se esquece o significado do adoecer, assim, temos de entender que o ser é único e seu modo de existir e adoecer atende a características próprias, de maneira original, individual.

Em suma, em muitos casos, adoecer pode ser um sinal, uma forma de nosso corpo se comunicar conosco, com nós mesmos. Ou seja, uma pessoa que vive ativamente na sociedade atual, uma sociedade que vive com horários, metas, etc, as pessoas podem acabar se esgotando e adoecendo. Desta forma, adoecer pode ser um sinal de que devemos nos preocupar mais com nós mesmos, que devemos tomar cuidado com nossa saúde, talvez diminuir o ritmo das tarefas que nos ocupamos e do estresse que adotamos para nossas vidas. Adoecer é um sinal amarelo para nossa vida.

3- Ao adoecer instala-se um momento de crise na vida da pessoa.

a- Pesquise (dicionário, web, etc...) o significado da palavra CRISE.

MEDICINA

o momento que define a evolução de uma doença (para melhor ou pior).

b- Do ponto de vista emocional, social e biológico quais desequilíbrios se manifestam?

Do ponto de vista emocional, social e biológico adoecer é algo que se instala em forma de crise, uma crise emocional e individual, onde perdemos o ritmo , a motivação para fazer nossas tarefas e se instala até mesmo uma reflexão, e justamente esta reflexão pode afetar nosso nível de sociabilidade, pois é onde e quando colocamos um pé para trás, e refletirmos, sobre nossa rotina, quando no caso a doença se instala em forma de comunicação para nós mesmos. A chamada crise, apresenta-se como possibilidade do paciente de autoperceber como aquela rotina e atitudes que o mesmo tomava, poderia ser algo que afetava sua vida de forma psicossomática, o fazendo adoecer.

A crise se manifesta pela invasão de uma experiência de paralisação da continuidade do processo da vida. A doença física e biológica é acompanhada de manifestações na esfera psíquica, ocasionando também alterações na interação social. A doença provoca, precipitar ou agravar desequilíbrios psicológicos, quer no paciente, quer na família.

c- Quais emoções podem surgir? Quais comportamentos são comuns?

Para ilustrar magnificamente melhor do que com as minhas próprias palavras, citaremos o próprio autor do texto, no próprio texto base para este exercício:

“ Em estados de estresse ou depressão, o organismo perde a capacidade de reconhecer e anular células malignas mutantes que passam a se reproduzir livremente. Esse é um dos motivos pelos quais quando o sentimento de culpa é muito intenso, é necessária ajuda psicológica para evitar que o estado emocional impede de responder positivamente ao tratamento.” E continua: “ Na situação de doença, internação, cirurgia, a intensa ansiedade é capaz de desencadear comportamentos regredidos, a criança volta a maneiras mais antigas de se comportar.” “ A regressão é natural, muitas vezes incentivada pelos familiares, que ansiosos e culpados, mimam e superprotegem o doente. O que não é natural é a criança forte que não chora e entende que a quimioterapia é para o seu bem .”

Os adultos ou crianças muitas vezes se desligam do mundo, não brincam, perdem o interesse, pela própria reflexão que a doença instala no ser no nível individual, e consequentemente, afetam também os comportamentos sociais, pela instalação de formas biológicas de alteração do funcionamento do corpo a nível individual.

4- Porque é necessário compreender o adoecimento para cada indivíduo?

A doença impede o indivíduo de trabalhar, de se divertir, tira-o do convívio familiar e dos amigos, isola-o. Cada um vive a sua dor; por mais que os outros se esforcem para compreendê-lo, ninguém sentirá o que ele sente. A experiência de estar doente é sentida de uma forma sempre única, pela pessoa.

Desta forma, entende-se que a doença atinge no nível reflexivo os seres humanos, todos de formas diferentes, pois o faz refletir sobre sua própria vida, e ao passo que todos temos formas de viver e rotinas, ideias diferentes, nenhuma doença afetará igualmente mais de um ser humano da mesma forma. Cada um vive seus sintomas psicossomáticos da sua própria forma.

5- Pesquise (internet) : Para Kubler Ross, autor do livro Sobre a Morte eo Morrer, quais são as fases do adoecer e do morrer.

Boss afirma que toda doença é uma ameaça à vida e, com isso, é um aceno para a morte, ou até um primeiro ou um último passo em direção à morte. Para ele, vida e morte são inseparavelmente unidas e pertencem uma à outra. O morrer é uma possibilidade destacada do existir humano, por ser a mais extensa e não ultrapassável. A morte dos homens é a possibilidade de não mais poder estar aqui, sendo que ao homem pertence, com o seu vir à vida, também a possibilidade do morrer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com