TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido de Neuropsicológica

Por:   •  20/11/2023  •  Resenha  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 5

1-O que é neuropsicologia?

Neupsicologia é a ciência que se dedica a estudar a expressão comportamental, social e emocionais das funções cerebrais. A relação cérebro e funções cognitivas. Pesquisa possíveis déficits cognitivos causados por alterações cerebrais. Amplamente estuda as relações entre cérebro e comportamento humano.

2-O que são funções cognitivas? Quais são elas?  

FUNÇÕES COGNITIVAS são os processos cerebrais que nos permitem realizar ações, ou seja, as habilidades mentais para realizar tarefas.

PERCEPÇÂO- aprendizado por meio dos sentidos

LINGUAGEM – comunicação sistemática de ideias e sentimentos através de signos diversos.


PENSAMENTO - capacidades de analisar, associar e dar significado através da função mental.


ATENÇÃO – Direcionamento dos sentidos e funções cognitivas a determinado objeto ou acontecimento.


MEMÓRIA – armazenamento de informações e conhecimentos.


FUNÇÕES EXECUTIVAS – Funções que são responsáveis pelos processos cognitivos.

FUNÇÕES MOTORAS- Capacidades motoras planejadas de forma mental para realização de tarefas.

3-Por que a neuropsicologia é considerada multi/interdisciplinar? Por que isto é importante?

A neuropsicologia é considerada interdisciplinar por envolver diversas áreas de conhecimento que envolvam funções mentais e o sistema nervoso, fazendo parte do grupo das neurociências.

4-Explique com suas palavras a diferença entre a concepção localizacionista e a concepção conexionista (Localizacionismo revisitado). Atualmente, qual concepção é adotada pela neuropsicologia?

Localizacionismo afirma haver áreas bem delimitadas do cérebro para desempenhar funções distintas e específicas.

Conexionismo diz ser possível que as correlações sejam estabelecidas entre capacidades funcionais e áreas em interação e reverberação informativa.  

A concepção atual é a conexionista que afirma haver interpelações de áreas e funções cerebrais.

   

5-Por que Alexander Luria acreditava ser impossível dissociar biologia e aspectos sociais e históricos?  

Porque para Luria áreas do desenvolvimento biológico bem como o desenvolvimento psicológico do ser humano foram constituídos ao longo da historia social. Existe uma variação e uma flexibilidade que permite a adaptação a diversidade ambiental.

O ambiente é altamente influenciador do desenvolvimento e do Sistema Nervoso.

O fato do bebê depender da mãe para sobreviver mostra que ainda temos parte do nosso desenvolvimento em aberto, inclusive sob o ângulo psicológico. Isso envolve a falta de maturidade biológica e a plasticidade do cérebro. O cérebro foi se adaptando as necessidades do homem ao longo da historia.  

6-Existem diversas técnicas de acesso ao funcionamento do sistema nervoso. Qual destes métodos é o mais utilizado pela neuropsicologia? 

A ressonância magnética funcional. Ela é utilizada para localizar regiões funcionais responsáveis por diversos processos.

 

7-O que é avaliação neuropsicológica?  Quais são seus objetivos?

 A avaliação neuropsicológica é uma técnica diagnóstica voltada para o funcionamento das funções mentais (funções emocionais, cognitivas e comportamentais) através do levantamento e testagem de hipóteses.

Os objetivos são avaliar de forma clínica como o indivíduo tem ou não, suas funções cognitivas afetadas. Identificar possíveis alterações na compreensão e desempenho de tarefas e investigar se há dificuldades no funcionamento neurológico e até possíveis lesões cerebrais. Em síntese deve-se compreender o desempenho cognitivo do indivíduo avaliado.

8-A avaliação neuropsicológica tem seu foco na localização do comprometimento, nas consequências cognitivas e comportamentais do comprometimento ou nos dois? Explique.

Nos dois. A avaliação neuropsicológica parte do pressuposto que monista materialista segundo o qual todo comportamento, processo cognitivo ou reação emocional tem como base a atividade de sistemas neurais específicos.

9-O que significa levantar e testar hipóteses em um processo de avaliação neuropsicológica?

É a partir da entrevista e da observações aplicar testes que pode levar a confirmação ou a refutação das hipóteses formuladas.

  1. A avaliação neuropsicológica busca sempre fechar um diagnóstico? Explique.

Não. O papel da avaliação neuropsicológica é traçar um perfil cognitivo. Este perfil pode ser ou não compatível com algum transtorno. Uma pessoa sem algum transtorno pode recorrer a avaliação neuropsicológica para compreender mais sobre suas funções cognitivas.

   

11- O que é prognóstico?  

Prognóstico é um tipo de hipótese ou probabilidade do resultado de determinadas observações sobre funcionamento cognitivo.  

  1. Quais são os principais pilares da avaliação neuropsicológica? Qual a importância de cada um deles?  

 Os pilares são:

A entrevista: Se trata da busca de informações da história de vida do paciente. Essencial para saber possíveis causas ou explicações para qualquer dificuldade apresentada pelo paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (304.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com