TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Básico Psicologia

Por:   •  30/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO BACHARELADO EM PSICOLOGIA

Disciplina: Estágio Básico1 Psicologia                                            Data:24/05/2023

Professora: Viviane Luz 

Aluno: Jhonata Silva dos Santos

Turma: Psicologia B

Fichamento: do livro “Aprendendo a observar” de Marilda Fernandes Danna Maria Amélia Matos e Maria Amélia Matos

REFERÊNCIA

DANNA, Marilda Fernandes; MATOS, Maria Amélia. Aprendendo a observar. 3 São Paulo: Edicon, 2015, 176 p.

CITAÇÕES

“(...) A folha onde o observador registrará os dados a serem coletados é denominada de protocolo de observação... O observador deve preencher um protocolo por sessão, ou melhor, por período de tempo...Os itens de um protocolo estão relacionados basicamente a três conjuntos de informações, a saber: a) identificação geral, b) identificação das condições em que a observação ocorre, c) registro de comportamentos e circunstâncias ambientais...” (Pag.45)

“(...) Os itens de identificação geral não serão focalizados, uma vez que o item 1, nome do observador... Os itens referentes à identificação das condições em que a observação ocorre, por outro lado, merecem uma especificação detalhada.” (Pag.47).

“(...) Um protocolo de observação contém basicamente três conjuntos de Informações: 1) identificação geral; 2) identificação das condições em que a observação ocorre; e 3) registro dos comportamentos e circunstâncias ambientais.” (Pag.48).

“(...) Uma das condições a ser identificada é quando a observação ocorre, isto é, a data (item 3 do protocolo) e o horário (item 4 do protocolo) em que a observação foi realizada.” (Pag. 48).

“(...) A descrição do "onde" implica na descrição do ambiente físico e social, feita mediante dois recursos: o relato e o diagrama...” (Pag. 49).

“(...) Ao identificar as outras pessoas que se encontram no ambiente, o observador fornece informações com relação ao número de pessoas, a função que desempenham, ao sexo e idade das mesmas... Quando existem características comuns às pessoas presentes, é importante especificar estas características.” (Pag.50)

“(...) Descrever a atividade geral significa identificar a atividade que está sendo desenvolvida no local, por exemplo: aula de matemática, aula de ginástica etc., identificar a localização das pessoas e o que estão fazendo.”  (Pag.51).

“(...) As condições a serem identificadas são: data e horário da observação, sujeito observado, ambiente v físico e ambiente social.” (Pag.51).

“(...) O objetivo determinará quais serão as características, não citadas anteriormente, que deverão ser descritas, ou o grau de detalhes com que uma dada característica deverá ser focalizada.”  (Pag.52).

“(...) O objetivo do estudo observacional determina grau de detalhes com que o relato do ambiente físico, do ambiente social e do sujeito será realizado.” (Pag. 53).

“(...) Enquanto no relato o observador faz a descrição verbal do ambiente, no diagrama o observador representa o ambiente através de um desenho esquemático e de legendas informativas.” (Pag. 53).

“(...) Ao fazer o diagrama, o observador deve: • representar a área observada utilizando uma escala; • utilizar símbolos de fácil compreensão; • reproduzir as portas, janelas e móveis na mesma escala utilizada para representar a área total. O tamanho do símbolo deve corresponder ao tamanho, no comprimento e na largura, daquilo que está sendo representado; • localizar corretamente na área, as portas, janelas e móveis; • manter a proporção relativa das distâncias existentes entre portas, janelas e móveis; • apresentar a legenda dos símbolos, números e letras utilizados.” (Pag. 54)

“(...) O comportamento pode ser observado como um evento ou como um estado...” (Pag. 59).

“(...) No registro de varredura, todos os indivíduos presentes na área são focalizados, em sequência casual, durante o tempo mínimo necessário para que se possa identificá-los, descrever sua posição e orientação no ambiente e a atividade que desenvolvem.” (Pag. 60).

“(...) Entre as decisões a serem tomadas quanto a^ amostragem estão: o enfoque do registro; o planejamento das sessões: início e termino; o número ^de indivíduos por sessão; e as técnicas de registro.” (Pag. 60).

“(...) Na observação direta, o observador focaliza o comportamento do sujeito... num determinado espaço de tempo. Na observação indireta, o observador focaliza o produto do comportamento do sujeito.” (Pag. 61).

“(...) Já no registro categorizado, o observador trabalha com categorias pré-definidas.”  (Pag. 61).

“(...) Registro contínuo consiste em, dentro de um período ininterrupto de tempo de observação, registrar o que ocorre na situação, obedecendo à sequência temporal em que os fatos se dão.” (Pag. 62).

“(...) As técnicas de observação direta podem ser classificadas: a) quanto à forma do registro em - cursivo e categorizado; b) quanto ao período em que o mesmo é efetuado em - contínuo e amostras de tempo.” (Pag. 62).

“(...) No registro contínuo categorizado o observador registra categorias, anteriormente definidas, na sequência em que elas ocorrem.” (Pag. 63).

“(...) O registro de evento... É o registro da frequência do comportamento” (Pag. 63).

“(...) No registro cursivo em amostras de tempo... No início, ou no final de cada intervalo (segundo o que ficar convencionado), o observador olha para o sujeito e registra o que ele esta fazendo.”  (Pag. 64).

“(...) Registro categorizado em amostras de tempo... Nesse tipo de registro, os comportamentos são anteriormente definidos e a sessão de observação dividida em intervalos de tempo.”  (Pag. 65).

“(...) O registro de intervalo... Nele o comportamento é previamente definido, a sessão de observação dividida em períodos de tempo iguais e o observador registra a ocorrência do comportamento em cada um destes períodos.” (Pag. 65).

“(...) Comportamentos de longa duração pedem intervalos maiores, enquanto os de curta duração, intervalos menores.” (Pag. 66).

“(...) O número de indivíduos que apresentam o comportamento é dividido pelo número de indivíduos presentes na área e o resultado multiplicado por 100, achando-se assim a porcentagem daqueles que estão desempenhando o comportamento naquele momento particular.” (Pag. 66).

“(...) Nos registros de memória o registro é feito a posteriori, isto é após um período de observação. Entre os registros de memória estão: a) o diário e b) o relato anedótico.” (Pag. 67).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com