TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUTURO QUE PODEMOS VER ATRAVÉS DOS OLHOS DE UMA NOVA GERAÇÃO

Por:   •  21/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA DE PSICOLOGIA E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM I

Disciplina ministrada pela Profa. Dra. Algeless Milka Pereira Meireles da Silva.

LUIZA MAVI NASCIMENTO CALDAS

O FUTURO QUE PODEMOS VER ATRAVÉS DOS OLHOS DE UMA NOVA GERAÇÃO

PARNAÍBA- PI

2020

Introdução

A educação, foi e ainda é vista como uma das principais formas de enriquecimento da experiência humana da existência. Para os antigos o aprendizado era uma troca constante entre suas próprias reflexões e as repostas que o mundo poderia lhes dar, uma relação simples, mas que nunca deve ser esquecida.

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre as crianças e jovens da geração pós internet, suas diferenças mediante as gerações anteriores e como a educação deve se moldar para atender suas particularidades, visando um olhar apurado que valorize as diferenças e os frutos que florescem delas.

  • As características da geração Z

Olhar para as crianças sempre foi olhar para o futuro, mas quando ao longo da história se esperou que elas mantivessem uma relação tão intima com a tecnologia mais recente e talvez mais informações em suas mãos do que seus familiares mais velhos e até mesmo educadores? Provavelmente nunca, e é importante saber que “O comportamento da geração Z no cyberspace é único devido ao fato de ser a primeira geração a crescer na era da informatização global, que muda radicalmente o modelo de comunicação (no ambiente físico e virtual), estilo de pensamento, especificidades de recuperação de informação e absorção. (SABAITYTE; DAVIDAVIČIUS, 2017, p. 20, tradução nossa).

Isso, no entanto, não significa uma evolução na espécie pois a cultura digital é muito recente (BONCINELLI, 2011), mas ilumina um pouco do gap geracional entre indivíduos pré e pós internet explicando diferenças como a capacidade multi focal dos mais jovens em manejar diversas tecnologias ao mesmo tempo e a atenção focalizada de indivíduos que cresceram acostumados a raciocinar em torno de um objeto muito preciso (FANTINI,2011).

  • A necessidade de conhecimento é a mesma, mas a forma de aquisição sempre muda

Nos últimos séculos viemos passando por mudanças drásticas na forma com que experienciamos a educação e estamos em um ponto de virada onde a aquisição de conhecimento deixa de ser uma atividade passiva onde o aprendiz apenas recebe o conhecimento e passa a ser um usuário desse processo em que a aquisição de conhecimento é permeada pelas necessidades do indivíduo em relação ao que ele deseja aprender e como (PESCADOR, apud PRENSKY (2001b), somado a isso temos a evolução tecnológica que como já foi apresentado deixa marcas profundas naqueles que a vivenciam ativamente, não há como retroceder a partir daqui e as escolas e academias que vinham tentando dar um papel de menor destaque a tecnologia em seus ambientes serão invadidas por aprendizes que tem a tecnologia como parte integral de suas vidas e tem necessidade de novas formas de adquirir conhecimento.

É necessário lembrar que “tudo aquilo que pode ser feito para instruir e desenvolve habilidades e competências nos seres humanos é educação” (VIANNA, 2006) e que se fechar para a tecnologia apenas por causa das dificuldades que a acompanham é impedir que diversas ferramentas que poderiam facilitar o aprendizado dos alunos cheguem até eles.

Considerações finais

A pandemia de COVID-19 nos jogou mais cedo em uma realidade onde a educação por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é uma necessidade e não uma escolha, os problemas existem e devemos ressaltar que eles são grandes, demandam muita atenção e apenas ressaltaram que muitas coisas como a presença calorosa dos colegas e professores na sala de aula não podem ser substituídas, mas seu uso também apontou que existem oportunidades incríveis para melhorias na forma com que vivenciamos a educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com