TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto da Capacidade de Orientação de Sentimentos Afectivos nas Crianças de 05 e 08 anos de Idade

Por:   •  30/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  12.574 Palavras (51 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 51

Índice

Introdução        

CAPÍTULO: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        

1. Tema        

1.1. Delimitação da pesquisa e objecto de estudo        

1.2. Problematização        

1.3. Justificativa        

1.4. Objectivos        

1.4.1. Gerais        

1.4.2. Específicos        

1.5. Hipóteses        

1.6. Procedimentos metodológico        

1.7. Técnicas de colecta de dados        

1.8. Instrumento de colecta de dados        

1.9. Universo e Amostra da pesquisa        

CAPÍTULO II: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2. Definição de conceitos        

2.1. A formação da criança – Os laços afectivos        

2.1.1. Como são construídos os vínculos afectivos no mundo da criança        

2.2. A deficiência na formação dos vínculos afectivos e/ou seu rompimento        

2.2.1. Quando os pais se separam        

2.3. Consequências para a vida da criança na escola e/ou no meio social em que está inserida        

2.4. Problemas e transtornos de comportamento decorrentes da deficiência da formação e/ou rompimento dos laços afectivos        

Introdução

O trabalho que se segue, intitulado ao impacto da capacidade de orientação de sentimentos afectivos nas crianças de 05 e 08 anos de idade, debruçar-se-á sobre o objecto de estudo, o objectivo geral e específico, delimitação da pesquisa, desenho metodológico, tipos de pesquisa, técnica de colecta de dados e terminará na ficha de observação, visa essencialmente levantar sobre a capacidade de orientação de desenvolvimento de sentimentos afectivos nas crianças de 05 e 08 anos, por outro lado descrever os factores que influenciam na capacidade de orientação de sentimentos afectivos e explicar a importância da mesma.

Constitui objectivo geral deste trabalho analisar o impacto da capacidade de orientação de sentimentos nas crianças de 05 e 08 anos de idade. Específicos: identificar as causas da falta de orientação de sentimentos afectivos nas crianças; descrever os factores que influenciam na capacidade de orientação de sentimentos afectivos nas crianças; e explicar a importância da capacidade de orientação de sentimentos afectivos no desenvolvimento da criança.

E como futuro psicólogo, ter noções básicas e sólidas sobre a capacidade de orientação de sentimentos afectivos no aluno/educando, dentro e fora de sala de aulas, com vista a orienta-los ou cuida-los com maior atenção de modo que consigam gerir melhor os seus sentimentos mentais.

O presente trabalho apresenta a seguinte estrutura: Capitulo I – refere-se aos procedimentos metodológicos. Neste capítulo, vai-se apresentar a contextualização, delimitação do Tema, a Justificativa, a Problematização, os objectivos de Pesquisa, as hipóteses, procedimentos Metodológicos, universo da Pesquisa e Técnicas de colecta de dados. O Capitulo II, diz respeito a fundamentação teórica. E por ultimo o trabalho conta com uma bibliografia na qual a autora se baseou para a concretização da pesquisa.

CAPÍTULO: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

1. Tema

Segundo MARCONI e LAKATOS (2002:218) tema “é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Por surgir de uma dificuldade pratica enfrentada pelo coordenador, da sua curiosidade científica, de desafios encontrados na leitura de outros trabalhos ou da própria teoria”.

De acordo com a ideia do autor acima citado, constitui tema da pesquisa: O Impacto da Capacidade de Orientação de Sentimentos Afectivos nas Crianças de 05 e 08 anos de Idade, Caso da Creche do São José (2009-2011).

1.1. Delimitação da pesquisa e objecto de estudo  

De acordo com MARCONI e LAKATOS (2009:164), “delimitar uma pesquisa é estabelecer limites para a investigação”.

O estudo será realizado na creche de São José cidade de Nampula. Ela localiza-se no Bairro de Muatala onde: a este – a paróquia de São José que distancia 100 mestres; a oeste – EPC de Muatala que dista 1000 metros; ao norte a estrada que dá acesso ao mercado 25 de Junho, vulgarmente matadouro e Sul o cemitério de São José. A escolha do local da realização desta pesquisa deve-se ao facto de ser este local que a autora detectou o problema em estudo.

Assim, constitui objecto de estudo da presente pesquisa a orientação de sentimentos afectivos nas crianças de 05 e 08 anos de idade.

1.2. Problematização

Segundo IVALA (2007:17) problema “é uma dificuldade, teórica ou pratica, no conhecimento de alguma coisa de real importância para qual se deve encontrar uma solução”.

Sentimentos são estados afectivos duráveis de ordem geral, mas atenuado na intensidade vivencial, sem acompanhamentos, são estados afectivos estáveis, que surgem e se substituem num contínuo e que acontecem integrados as vivencias sendo portanto consciente”, (STRATTON e HAYES, 2003: 208).

Quer dizer, os sentimentos são estados afectivos mais duráveis em sua intensidade vivencial que as emoções, não surgem bruscamente, mas, sempre num contínuo, em fusão com um sentimento anterior.

Dados observados e colhidos na respectiva creche no âmbito de uma pesquisa individual, revelam que no referido triénio tem-se verificado que muitas das crianças da faixa etária de cinco (05) anos não têm sentimentos perante uma situação de tristeza.

Em 2009 de um universo de 40 crianças de 05 anos albergados nessa creche perante uma situação de tristeza de um próximo somente 18 crianças revelaram que tinham sentimentos.

De igual modo no ano de 2010, este fenómeno continuou a se verificar, como ora veja, de um universo de 34 crianças de 05 anos, somente 15 manifestaram sentimentos diante uma situação de tristeza concreta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (78.2 Kb)   pdf (394.1 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com