TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jean Piaget Nasceu em 1896 em Neuchâtel

Por:   •  15/6/2023  •  Dissertação  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

Jean Piaget nasceu em 1896 em Neuchâtel, Suíça. Seus pais eram professores e sua família tinha uma forte tradição intelectual. Desde cedo, Piaget mostrou interesse em biologia e filosofia, e aos 10 anos, publicou seu primeiro artigo científico sobre um pardal albino que ele encontrou.

 Em sua juventude, Piaget estudou biologia e filosofia na Universidade de Neuchâtel. Ele começou a se interessar pela psicologia do desenvolvimento quando trabalhava com crianças que eram pacientes em um hospital infantil. Foi lá que ele começou a observar como as crianças pensam e aprendem sobre o mundo à sua volta.

 Após seus estudos universitários, Piaget trabalhou como professor e pesquisador em psicologia do desenvolvimento. Ele levou muitos estudos sobre como as crianças aprendem e desenvolvem sua inteligência e conhecimento. A partir desses estudos, ele desenvolveu sua teoria do desenvolvimento cognitivo, que se tornou sua contribuição mais importante para a psicologia.

 Piaget também foi um defensor da educação construtivista e enfatizou a importância da aprendizagem por meio da exploração e experimentação. Ele acreditava que as crianças deveriam ser encorajadas a descobrir por si mesmas, em vez de serem ensinadas informações prontas.

 Ao longo de sua vida, Piaget publicou mais de 50 livros e centenas de artigos acadêmicos. Ele recebeu muitas honras e prêmios por suas contribuições à psicologia e à educação, e seu trabalho influenciou muitos outros investigadores e educadores em todo o mundo.

 Jean Piaget morreu em Genebra, Suíça, em 1980, aos 84 anos de idade. Sua vida e obra continuam sendo estudadas e influenciando a psicologia e a educação até os dias de hoje.
Ele é conhecido por seu trabalho em psicologia do desenvolvimento infantil. Piaget considerou uma teoria que descreve como as crianças constroem seu conhecimento sobre o mundo à sua volta. Ele identificou quatro vitórias principais de desenvolvimento: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.

Na teoria de Piaget, as crianças passam por esses ganhos em uma ordem sequencial e universal, e cada estágio é caracterizado por uma maneira diferente de pensar e entender o mundo. Piaget também adotou conceitos importantes, como assimilação e acomodação, que descrevem como as crianças incorporam novas informações em suas estruturas mentais existentes.

Piaget foi um defensor da educação construtivista, que enfatiza o papel ativo do aluno na construção de seu próprio conhecimento. Ele argumentava que a aprendizagem é mais eficaz quando as crianças estão envolvidas em atividades práticas e interativas, permitindo-lhes explorar e descobrir conceitos por si mesmos.

 A obra de Piaget teve um grande impacto na psicologia do desenvolvimento, na educação e em outros campos relacionados. Seus conceitos e ideias continuam a ser aplicados e aplicados até hoje, fornecendo uma base sólida para a compreensão do desenvolvimento cognitivo infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (24.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com