TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO COMO INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Por:   •  24/2/2018  •  Monografia  •  9.367 Palavras (38 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 38

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA- LEME

CURSO DE PSICOLOGIA

Fernanda de Souza Bueno

Laise Tessari dos Anjos

O LÚDICO COMO INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Leme

2014

Fernanda de Souza Bueno

Laise Tessari dos Anjos

O LÚDICO COMO INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Monografia apresentada ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Anhanguera – Leme, sob orientação da professora Esp. Renata Santos Pedro. CRP: 06/53161-2

LEME

2014

“Dedico este trabalho primeiramente aos meus pais Márcia e Osmar, que sempre me apoiaram nas dificuldades e me ensinaram a nunca desistir dos meus sonhos, aos meus irmãos, ao Arthur meu companheiro de todas as horas e que sempre esteve ao meu lado, e a todos meus amigos que me apoiaram nestes cinco anos de batalhas e muita dedicação.”

Fernanda de Souza Bueno

“Este trabalho é dedicado aos meus pais Denise e João, que estiveram ao meu lado apoiando em todos os momentos, mostrando a importância de um trabalho longo, mas com grandes recompensas, ao meu irmão Lucas, e ao meu noivo Tiago que esteve presente incentivando a não desistir daquilo que tanto almejei e batalhei para chegar até aqui.“

Laise Tessari dos Anjos

Agradecimentos

Agradecemos, em primeiro lugar, a Deus, que é o Senhor de todas as causas e que nos fez acreditar que chegaríamos até ao fim, não nos deixando desamparadas nos momentos de maiores dificuldades.

Em segundo lugar as nossas famílias, que sempre nos apoiaram em todos os momentos, sempre nos dando forças para seguir em frente e não desistirmos de nossos sonhos.

E por fim, agradecemos a todos os professores/mestres que passaram em nossa formação nestes cinco anos de faculdade, pelo aprendizado adquirido, pelo conhecimento e as experiências compartilhadas, sempre nos mostrando a importância da nossa profissão e sempre buscarmos ser mais humanas e sensíveis.

A todos o nosso agradecimento eterno, sem vocês nosso sonho não seria alcançado!

“Conheças todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Carl Gustav Jung

RESUMO

O processo de hospitalização gera diversos impactos na vida da criança, sendo marcado por um período traumático, onde a criança se afasta de sua família, de sua rotina diária e convive em um ambiente novo, onde muitas vezes não se encontra preparada, dificultando ainda mais seu quadro clínico. O psicólogo hospitalar, diante destes contextos, atua de forma a minimizar o sofrimento desta criança e dos seus familiares. Um dos recursos utilizados pelos psicólogos hospitalares é o lúdico, ou seja, o brincar. A partir disto, o objetivo deste trabalho é compreender a atuação do psicólogo hospitalar, o processo de hospitalização infantil, o significado do brincar para a criança, a função da brinquedoteca no hospital e o lúdico como intervenção terapêutica. Para isto, realiza-se o levantamento bibliográfico de livros e artigos científicos sobre o tema. A partir destas revisões percebe-se que o lúdico no hospital tem grande importância, pois auxilia no desenvolvimento da criança e no enfrentamento do adoecimento, sendo uma forma da criança expressar o que está sentindo. O lúdico é um recurso terapêutico que auxilia o psicólogo a interagir, compreender e auxiliar a criança nesse momento de dificuldades.

Palavras-Chave: Psicólogo Hospitalar. Hospitalização Infantil. Brincar.Lúdico.

ABSTRACT

The hospitalization process generates many impacts on a child's life, marked by a traumatic period, where the child is away from your family, from your daily routine and lives in a new environment, where often is not prepared, making it more difficult your condition. The hospital psychologist, before these contexts, acts to minimize the suffering of this child and their family. One of the resources used by health psychologists is the playful, ie the play. From this, the objective of this work is to understand the performance of hospital psychologists, the process of child hospitalization, the meaning of playing for children, the function of the hospital playroom and playful as a therapeutic intervention. For this, is carried out the literature of books and scientific articles on the subject. From these reviews it is noticed that the ludic in the hospital is very important because it assists in child development and prevent illnesses, one child form to express what you are feeling. The playful is a therapeutic resource that helps the psychologist to interact, understand and help children at this time of difficulties.

Keywords: Psychologist Hospital. Children's hospital. Play. Playful.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................... 10

12. PSICOLOGIA HOSPITALAR............................................................................... 1 12

2.1. Atuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.8 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com