TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO CELULAR NOS DIAS DE HOJE

Por:   •  26/8/2017  •  Artigo  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

NOME DO ALUNO

O PAPEL DO CELULAR NOS DIAS DE HOJE

Local

Ano

O telefone celular se tornou indispensável para maioria das pessoas em todo o mundo.  Há quem se sinta nu sem ele, e que ache a morte ao ficar sem bateria, hoje em dia ele é muito mais que um simples aparelho que faz ligações.

Com o avanço da tecnologia, uma porção de novos recursos foram sendo  adicionadas aos celulares, e agora, se pode usar o telefone para muitas finalidades, tais como,  verificar e-mails, acessar a internet, enviar vídeos e fotos em tempo real, ele possui quase todas as funções de um computador.

Algumas pessoas frequentemente organizam seus afazeres diários profissionais e pessoais, com a ajuda desse aparelho. Com o celular se tornou mais fácil entrar em contato com a família e amigos, seja para passar o tempo em uma longa viagem de ou apenas lembrar a esposa de comprar o leite no supermercado. Se não der tempo para conversar, pode mandar uma mensagem de texto rapidamente, isso permite com que a pessoa fique conectada mesmo estando em reuniões de trabalho, locais públicos, no qual a conversação por voz, não seria apropriado.

Esse dispositivo oferece uma rede de segurança, ao permitir ligações para orientar se estiver perdido, ou conversar com um amigo, enquanto anda em um estacionamento escuro. Sua tecnologia avançada possui localizadores GPS, tornando mais fácil encontrar alguém em uma situação de emergência, como após a um acidente de carro. Além de ser muito útil para pais de adolescentes poder rastrear seus filhos com esse recurso.

Com os smartphones, o usuário pode ficar conectado tempo todo. Além de atualizar as redes de relacionamento, podem-se verificar horários de filmes e reservas de entradas, fazer reservas para jantares, enviar e-mails e consultar caminhos. Isso significa que se podem mudar os planos facilmente de uma hora para outra sem ter que perder tempo em restaurantes lotados ou filmes esgotados.

A possibilidade de checar as redes sociais como Twitter, Facebook,Snapchat e Instagran a qualquer momento, permite com que os usuários estejam a um click de milhões de pessoas em qualquer lugar do mundo. E com o avanço da tecnologia, hoje se tem tudo isso em um aparelho que cabe na palma da mão.

Pela praticidade e comodidade que o aparelho de celular oferece, muitos usuários ficam conectados 24 horas por dia em redes sociais, alguns chegam a dormir com o celular debaixo do travesseiro, e com isso  tem substituido experiências sociais autênticas. Porque quanto mais tempo gasto on-line, menor o tempo disponível para interações no mundo real.

O aumento do uso de redes sociais pode alimentar a sensação de solidão. As redes sociais também possuem algumas características que facilitam o sentimento de exclusão, como mostrar fotos de amigos se divertindo em eventos para os quais a pessoas não foi convidada, ou pela exposição a representações idealizadas da vida de colegas nas redes sociais, o que pode alimentar o sentimento de inveja e a crença distorcida de que as outras pessoas são mais felizes e bem-sucedidas.

Quando o uso do celular se torna um vicio ou uma dependência, prejudicando a realização das atividades cotidianas da pessoa, interferindo em suas relações sociais e familiares, prejudicando o foco nas atividades laborais e trazendo consequentes prejuízos acadêmicos ou valorativos, mostra elementos suficientes para classificar um transtorno e que tem nome: nomofobia. Que nada mais é que uma compulsão caracterizada pelo medo irracional de permanecer isolado e desconectado do mundo virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com