TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PODER DO INCONCIENTE

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  1.101 Visualizações

Página 1 de 3

O PODER DO INCONSCIENTE

Os estudos e as teorias que giram em torno da Psicologia tendem a se voltar aos mecanismos intrapsíquicos, ou seja, tudo aquilo que está envolvido dentro do psiquismo do indivíduo.

Sigmund Freud (1856 – 1939) foi um médico neurologista que nasceu na Áustria e que fundou a Psicanálise. Iniciou seus estudos com a hipnose no tratamento para a histeria, e a partir dele surgiram conceitos como o inconsciente, os mecanismos de defesa e o próprio aparelho psíquico.

Freud acreditava que os processos mentais não acontecem por acaso, e que mesmo os comportamentos mais surpreendentes tem suas razões para acontecer. Ainda, disse que a maior parte dos processos mentais é absolutamente inconsciente. No inconsciente não existe o conceito de tempo, de certo e errado e não existe contradição

Um exemplo é o ato falho que segundo Freud, é um erro na fala, na memória ou na ação física que seria causada pelo inconsciente.

Freud desenvolveu uma estrutura do aparelho psíquico na intenção de entendermos os processos mentais.

  1. ID: parte mais primitiva e menos acessível da personalidade, constituída de conteúdos inconscientes, inatos ou adquiridos, que buscam contínua gratificação. Atua sob o princípio do prazer.
  2. EGO: responsável pelo contato do psiquismo com a realidade externa, contém conteúdos conscientes e inconscientes. Atua sob o princípio da realidade.
  3. SUPEREGO: atua como um sensor do ego. Constitui a força moral da personalidade, representa o ideal mais que o real, e busca a perfeição mais que o prazer. O Superego é inconsciente, fazendo a censura dos impulsos. Manifesta-se na Consciência indiretamente, sob a forma da moral

Inconsciente: contém ideias e afetos reprimidos, e relacionado intimamente com os instintos. As ideias reprimidas podem alcançar a consciência quando o censor é subjugado (na formação de sintomas psiconeuróticos), relaxado (como nos sonhos) ou enganado (chistes – aquilo que se diz em tom de brincadeira aquilo que verdadeiramente pensa).

Pré-consciente: é acessível tanto ao inconsciente como ao consciente. Para os conteúdos inconscientes se tornarem conscientes eles precisam passar pelo pré-consciente.

Consciente: Freud considerava o consciente como uma espécie de órgão sensorial da atenção, operando em íntima associação com o pré-consciente. Por meio da atenção o indivíduo pode tornar-se consciente dos estímulo perceptivos.

Mecanismos de Defesa: empregados pelo psiquismo para diminuir a angústia nascida nos conflitos interiores.

  1. Deslocamento: a pessoa desvia sentimentos emocionais de sua fonte original a um alvo substituto.
  2. Distração: a atenção migra para outro objeto.
  3. Fantasia: a troca do mundo que temos por aquele que sonhamos.
  4. Negação da realidade: recusa-se a reconhecer fatos reais  e os substitui por imaginários.
  5. Projeção: o indivíduo atribui a outra pessoa algo dele mesmo.

Desenvolvimento Psicossexual: Freud atribui à sexualidade e ao desenvolvimento desta a forma como os indivíduos lidam com os estímulos internos e externos. Propõe que o desenvolvimento psicossocial compõe-se das seguintes fases:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com