TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE CONHECIMENTO NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Por:   •  9/3/2018  •  Resenha  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 10

O PROCESSO DE CONHECER EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

No texto “O processo de conhecer em Avaliação Psicológica” o autor enfatiza que nos dias de hoje, um dos principais aspectos que a área da avaliação psicológica precisa refletir é em quais áreas ela pode verdadeiramente contribuir para o aperfeiçoamento da profissão do psicólogo e da psicologia como ciência. Ele cita que é necessária uma avaliação crítica do significado do processo de conhecer fenômenos ou processos psicológicos para entendermos a dimensão dos problemas que envolvem a formação de cientistas na área da avaliação psicológica.  

Para que as dificuldades encontradas na pratica profissional e na produção de conhecimentos sobre a avaliação de fenômenos psicológicos diminua, é necessário que a natureza do processo de conhecer seja discutida, envolvendo assuntos como a formação de conceitos em psicologia, as relações entre subjetividade e objetividade e sobre a cientificidade encontrada na avaliação de fenômenos psicológicos e segundo o autor, principalmente sobre a tendência para a naturalização do conhecimento psicológico.

Quando tratamos de fenômenos psicológicos, temos a sensação que estamos lidando com o desconhecido, eles nem sempre se mostraram fáceis de se entender e estudar, pois necessitam de um grau de complexidade e plurideterminação dos fenômenos psicológicos, mas é essa condição que nos mostra que é necessária uma ciência que entenda esse grau de conceito.

Segundo o autor, é necessário a estruturação do campo de estudos e isso se dá através da criação de modelos teóricos explicativos, da criação de novos métodos e técnicas de intervenção que sejam capazes de nos instrumentalizar sobre essa realidade e da definição do campo disciplinar, que conta com quatro elementos para essa configuração: o objeto do estudo (fenômenos ou processos psicológicos), o campo teórico (sistemas conceituais, estado da arte do conhecimento), o objetivo visado (diagnosticar, compreender e avaliar a ocorrência ou prevalência de determinadas condutas) e o método (formas de acesso ao que se pretende conhecer). É em torno do objetivo visado que se delineia a atividade profissional e juntamente com isso a necessidade de compreender o objeto de estudo, por meio dos métodos e das condições criadas nesse processo.

Por fim, o autor elege cinco aspectos básicos de discussão sobre a necessidade de problematizar o campo da Avaliação Psicológica como área do conhecimento da Psicologia: 1) os fenômenos psicológicos devem ser vistos de forma concreta (o que se foi observado no comportamento, a realidade) mas exigem a habilidade do conhecer; 2) os conhecimentos psicológicos produzidos na avaliação psicológica deve se organizar em duas exigências de metodologia, a exigência da positividade e a exigência da inteligibilidade; 3) precisamos superar as relações de determinação entre os fenômenos psicológicos pelas relações entre as variáveis presentes na situação a ser avaliada; 4) o campo de atuação do psicólogo deve se orientar pelo fenômeno ou processo psicológico; 5) o conhecimento sobre os fenômenos psicológicos produzidos no campo da avaliação psicológica só se torna acessível se for transformado em conduta social e profissional dos psicólogos.

O autor relata que do ponto de vista deontológico, os profissionais da avaliação psicológica tendem normalmente a problematizarem sua atuação em torno de dois níveis morais, o primeiro seria na sua atuação como reguladores de conflitos entre o conhecimento vindo das técnicas e das teorias e a complexidade dos eventos psicológicos que são percebidos na pratica e o segundo está presente na necessidade de preservar o sigilo das informações acerca da intimidade dos indivíduos. Os psicólogos devem se orientar pelo aprimoramento e a melhoria da ciência psicológica, por meio de revisões das informações produzidas na pratica profissional, da discussão sobre eventos específicos, atualização de instrumentos e técnicas utilizadas e da publicação dos resultados produzidos.

REFERÊNCIAS: CRUZ. R. M, ALCHIERI, J.C, SARDAJI, J.J. (org) Avaliação e Medidas Psicológicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

AVALIAÇÃO PSICOLOGICA: CAMPO DE CONHECIMENTO E OBJETIVOS

A elaboração de teorias e modelos explicativos, a criação de métodos e técnicas de intervenção são algumas das maneiras de estruturação de um campo de estudos. A disciplina criada ao longo do saber psicológico tem a intenção de explicar as condutas, tendências e o comportamento humano.

 A Avaliação Psicológica é conhecida como uma subárea do conhecimento psicológico, e é uma disciplina que tem como objetivo medir e explicar os fenômenos e processos psicológicos, e a sua afirmação como campo de conhecimento surgiu através de uma série de situações práticas de explicação sobre problemas humanos. Nos dias de hoje, a Avaliação Psicológica é bastante extensa e pode ser utilizada para várias finalidades como avaliação seletiva, avaliação clínica, avaliação neuropsicológica, dentre outras.

Algumas definições importantes no campo da Avaliação Psicológica são as terminologias como exame psicológico, psicotécnico e psicodiagnóstico.  O termo exame psicológico é um procedimento que avaliação psicológica utilizada em seleções de pessoal, avaliação para obter a CNH e nos concursos públicos. Esses exames são entendidos como psicotécnicos. Já o termo psicodiagnóstico é bastante associado a avaliação psicológica e na maioria dos casos é uma atividade de caráter individual.

O autor relata que de uma forma geral, podemos afirmar que a avaliação psicológica se refere ao modo de conhecer fenômenos e processos psicológicos de duas maneiras ao mesmo tempo, por meio de procedimentos de diagnóstico e prognostico, onde a avaliação é entendida como um corpo de conhecimentos sobre as medidas das características e das diferenças individuais e por meio dos exames propriamente ditos, onde é entendida como procedimento teórico, técnico e organizado em torno de instrumentos de testagem para responder a uma demanda especifica, durante um tempo especifico.

Para que um teste psicológico seja considerado fidedigno e adequado ao uso, ele deve satisfazer alguns critérios técnicos fundamentais na realização da avaliação. O autor coloca a avaliação psicológica como sendo resultante de três critérios independentes: a medida, que representada no âmbito psíquico, é a maneira de mensurar uma comparação entre expressões de fenômenos desde que suas características principais (axiomas, que podem ser divididos em axiomas da identidade, da ordem e da aditividade) estejam representadas, os instrumentos, que são denominados de testes psicológicos objetivos e padronizados de investigação do comportamento, que informam sobre a organização normal dos comportamentos desencadeados pelos testes, ou de suas perturbações em condições patológicas. Ele tem como objetivo avaliar e quantificar comportamentos que podem ser observados, por meio de técnicas e métodos específicos que tem base cientifica em conteúdos teóricos utilizados na análise dos resultados.  E o processo de avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com