TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pinóquio as Avessas

Por:   •  28/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

Pinóquio as avessa

Resenha critica:

Que bela reflexão nos traz o autor Rubens ao escrever a estória de Pinóquio às avessas, ao fazer uma critica a metodologia das escolas tradicionais que tem por objetivo nos tornar excelentes profissionais no futuro, mais de fato o seu método rigoroso e com uma matriz curricular formada, sem levar em consideração as experiências vivenciadas pela criança no seu processo de desenvolvimento seria correto?

No decorrer da estória de Felipe fica evidente que o objetivo principal das escolas tradicionais seria formar a criança, coloca lá em uma forma, em um molde onde já existe padrões pré-estabelecidos, e qualquer um que não se encaixe nesse padro é considerado desajustado. O que fica claro quando o professor encaminha Felipe para a psicóloga.

Felipe se vê em uma situação em que aos poucos está sendo podado, suas curiosidades, seus questionamentos, sua autenticidade pouco a pouco estão sendo eliminada, afinal na escola não há lugar para questionamentos que saia fora daquilo que fora programado. Não podemos nos esquecer dessa frase marcante do pai de Felipe, que a razão das crianças entrarem na escola é deixar de ser crianças que brincam para se transformarem em adultos que trabalham.

Adultos esses que estão sendo alienados, resultando em adultos frustrados desassociados de partes essenciais de sua própria natureza, Felipe, se tornou o melhor da classe, seguiu os passos que tanto queria seus pais, um homem de sucesso, com condições financeiras e bem-sucedido, porém infeliz.

Analisando o texto levantamos alguns pontos a serem observados.

1° Rubens Alves faz uma crítica ao ensino tradicional, nos levando a pensar fora da caixa, a teoria comportamental se encaixa muito bem nesse primeiro método aplicado de escola tradicional, onde se tenta moldar os padrões comportamentais dentro de uma base estabelecida com modelos a serem seguidos, onde o professor e o detentor do saber, e os alunos nada tem a ensinar e fazendo uso da punição para reforçar os comportamentos.

2° Rubens Alves traz um modelo sugerido pela escola nova onde:

O aluno é o centro do processo, e o professor e um facilitador de aprendizagem despertando no aluno a curiosidade estimulando as discussões os preparando para desenvolverem sua própria autonomia. Aqui se encaixa muito bem a teoria humanista onde a pessoa é o centro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com