TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Quarto de Jack

Por:   •  30/3/2020  •  Resenha  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 5

O filme é comovente e nos faz pensar em como os Seres Humanos se comportam. Para que Jack não percebesse o que acontecia, sua mãe (Joy) criou um mundo paralelo para eles viverem, o quarto era todo o planeta e o que aparecia na televisão era de outro planeta ou fantasia. Eles brincavam, riam, faziam exercícios, estudavam e liam livros, tudo sem nunca sair do quarto. Jack teve uma infância saudável e feliz enquanto estava no quarto porque não tinha necessidade de nada, ele tinha o principal que toda criança precisa, o amor da mãe.

Analisamos o desenvolvimento de Jack a partir dos princípios introduzidos por Piaget, uma vez que os aprendizados observados no filme possuem correspondência com a teoria.

Para Piaget a obtenção da aprendizagem, começa pelo o processo de adaptação, assimilação e acomodação. Os reflexos e as coordenações sensoriais e motoras presentes no recém-nascido tornam-se mais complexos, coordenados e propositais enquanto se desenvolvem no processo de adaptação, no qual o ser humano adapta-se ao meio e organiza suas experiências (WADSWORTH, 1997).

O filme O Quarto de Jack é a criação de um universo específico, organizado pela jovem mãe (Joy), que se dispõe a oferecer ao filho o máximo possível em termos de possibilidades, de conhecimentos, de compreensão e vivência. Onde a mesma transforma “O Quarto”, como eles se referiam ao cativeiro, em um mundo no qual Jack teria que se adaptar, crescer e até gostar, em alguns pontos. Na construção desse universo, a mãe recorre a esquemas a fim de construir o universo cognitivo do menino, é assim que os móveis se enchem de personalidade, percebe-se quando Jack, ao acordar, cumprimenta todos os móveis do quarto, que são parte ativa no mundo emocional da criança. O processo de assimilação abrange o conhecimento prévio ou inato e o processo de acomodação ocorre quando a criança é capaz de criar novos esquemas ou a remodelação de velhos esquemas, o que resulta em uma mudança na estrutura cognitiva (WADSWORTH, 1997).      

No quarto, para Jack seu único contato com o mundo real o exterior, era através de claraboia e uma televisão. Sua mãe o ensinou andar, falar, ler, e contou histórias do que seria o mundo de uma maneira a protegê-lo da realidade horrível. O mundo deles era o quarto, a mãe fez interações de qualidade com seu filho, criou ele com uma capacidade intelectual, pois ela construiu ambientes dentro da normalidade possível, onde lia para ele, cantava, respondia suas perguntas, assistia, fazia se exercitar através de brincadeiras, assim protegendo-o de sua realidade, mas de modo que ele pudesse se desenvolver.

Segundo Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação.                                                                                                                            

Diante dessa formação mental de uma realidade possível, ocorre a inversão do real, onde o mundo exterior é apresentado como ficção para Jack, onde nem tudo é real, muitas coisas são apresentadas como imaginação. E para Jack o que há de real além do quarto e seus pertences, são a mãe, ele e o velho Nick, o que promove uma inversão de sentido.

Apesar da escassez de fatores que favoreçam a construção de um cognitivo, a mãe consegue construir esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade, ela consegue organizar um cotidiano de desenvolvimento sensório-motor. Conforme Piaget, a adaptação dos bebês ao meio e as organizações mentais do ambiente que os rodeiam se apresentam, inicialmente, através das ações sensórias e motoras. No desenvolvimento sensório-motor o desenvolvimento afetivo e cognitivo se instaura e as estruturas intelectuais e sentimentais começam a se desenvolver (WADSWORTH, 1997).

No caso de modificação ocorre o que Piaget chama de acomodação. Que é através das acomodações que se dá o desenvolvimento cognitivo.

Para Piaget essa não é uma teoria de aprendizagem, mas sim uma teoria de desenvolvimento mental. Não realça o conceito de aprendizagem, mas refere-se ao termo “aumento de conhecimento”.

A mente, sendo uma base cognitiva, tende a funcionar em equilíbrio, o que aumenta seu grau de organização interna e de adaptação ao meio.

Quando esse equilíbrio é comprometido por experiências não assimiláveis, o organismo (mente) se reestrutura (processo de acomodação) para construir novos esquemas de assimilação, restabelecendo o equilíbrio, chamado por Piaget de equilibração majorante, é o fator predominante no desenvolvimento cognitivo, na aprendizagem da criança. As alternativas e capacidades de se adaptar ao tipo de ensino, foi devido atuação da mãe nesse processo de aprender de Jack.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com