TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES FAMILIARES

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.012 Palavras (25 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 25

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO PSICOLOGIA

KELIN BRAGA DOS ANJOS DUTRA

SANYA CLARA CANHESTRO SANTOS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES FAMILIARES

BELO HORIZONTE

2020

KELIN BRAGA DOS ANJOS DUTRA

SANYA CLARA CANHESTRO SANTOS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES FAMILIARES

Projeto de Pesquisa do curso de Psicologia, na área da Psicologia, do Centro Universitário Newton Paiva, do Instituto De Ciências Biológicas e da Saúde, na disciplina de Tópicos Especiais como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Psicologia.

Área de concentração: Abordagem Psicologia Organizacional

Orientadora. Profª. Márcia Soares

BELO HORIZONTE

2020

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Declaro que o inteiro teor deste Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Newton é de minha exclusiva autoria e que, caso seja constatado plágio ou realização da pesquisa por terceiro(s), estou ciente de que minha nota poderá ser 0 (zero), com reprovação automática.

Declaro, ainda, para fins e efeitos de direito, em especial nas esferas cível e penal, que este trabalho não infringe direitos de terceiros e não incorre em plágio com reprodução parcial ou total.

Belo Horizonte, ______/________/_________.

              __________________________________________ (inserir assinatura)

Nome do aluno:                                

RA:                 Carteira de Identidade:             CFP:

(Outros campos com assinatura, nome do aluno, RA, ID e CPF podem ser inseridos em TCC em grupo. Considerar ordem alfabética dos nomes dos alunos. Posteriormente, esta orientação deve ser removida (antes de imprimir o documento))

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

CAPÍTULO 1      - A CULTURA ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS FAMILIARES        7

1.1. A origem das empresas familiares no Brasil        7

1.2 Cultura das empresas familiares        8

1.3 As Particularidades das empresas familiares        9

1.4 Gestão das empresas familiares        10

CAPÍTULO 2 As Contribuições do psicólogo organizacional e do trabalho dentro das organizações familiares        12

2.1 O papel do psicólogo organizacional e do trabalho nas organizações        12

REFERÊNCIAS        16


1 INTRODUÇÃO

O Recrutamento e Seleção (R&S) de pessoas, diz respeito a um conjunto de técnicas e procedimentos realizados para agregar talentos a empresa, visando buscar profissionais que mais se adequam ao perfil requerido pela vaga a ser preenchida (CAROLINE, 2015).

Paralelamente, sabe-se que a cultura organizacional reflete no comportamento das pessoas no dia a dia das empresas (OLIVEIRA, 1999). Segundo Adams (2009), a empresa familiar pode ser definida como aquela em que a propriedade e as decisões são controladas pelos membros de um grupo de afinidade afetiva.

 Nesse contexto, as pessoas que passarão pelo processo R&S com o objetivo de ingressar nessas empresas, devem aprender a lidar com a cultura da organização, pois ela vai além da competência, muitas vezes baseados em confiança. Em outras palavras, precisam se adaptar ao modelo de negócios. Logo, o Recrutamento e Seleção deve ser repensado, para que haja sempre uma boa contratação, prezando os valores da empresa (BERNHOEFT, 1991).

Afinal, com um processo de Recrutamento e Seleção de pessoas eficientes e eficazes, a organização pode caminhar com mais segurança, adequando um perfil profissional no setor em que melhor corresponde, evitando assim problemas futuros.

Dito isso, nota-se a importância de se estudar às estratégias organizacionais, pois é algo extremamente presente no cotidiano, sobretudo, em empresas familiares sejam elas pequenas ou médias. Nesse contexto questiona-se “como as especificidades das empresas familiares podem influenciar o processo seletivo?”

Para responder essa questão a luz de embasamento científico o presente trabalho tem como objetivo geral identificar as particularidades da organização de trabalho de pequenas e médias empresas familiares e suas implicações para a cultura organizacional, visando desenhar estratégias de Recrutamento e Seleção de pessoas mais eficazes.

Como objetivos específicos têm-se: identificar a cultura e as particularidades organizacionais das pequenas e médias empresas familiares; identificar quais as contribuições do psicólogo organizacional e do trabalho dentro das empresas familiares e apresentar os desafio e possíveis estratégias de R&S para um processo seletivo e eficaz, em empresas familiares.

Para o embasamento científico optou-se por utilizar o método de revisão integrativa. Uma revisão integrativa (RI) é um método específico, que resume o passado da literatura empírica ou teórica, para fornecer uma abrangente compreensão de um fenômeno particular. Essa técnica de pesquisa tem o objetivo de idealizar uma análise sobre o conhecimento já construído em pesquisas sobre um assunto determinado. E possibilita a síntese de vários estudos publicados, permitindo a geração de novos conhecimentos, pautados nos resultados embasados cientificamente (BOTELHO et al., 2011).

Para o levantamento dos artigos na literatura, foi realizada uma criteriosa busca e seleção na base de dados científicos Scielo. Serão utilizados para elaboração deste projeto busca em artigos, livros, teses, monografias e manuais publicados em português ou inglês, que apresentam dados sobre empresas familiares, gestão de pessoas nas empresas familiares, cultura organizacional e recrutamento e seleção de pessoas.

Como critério de inclusão foram utilizados filtros que selecionassem documentos disponíveis na íntegra, publicados nos últimos 25 anos, nas línguas portuguesa e inglesa que tratam a temática. Os critérios de exclusão incluem: artigos publicados e indexados antes dos anos 1985; artigos publicados em outras línguas; artigos pagos ou que não seja possível acessar o conteúdo na íntegra.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (880.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com