TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO DE SESSÃO

Por:   •  24/9/2018  •  Resenha  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PSICOLOGIA / CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA – CPA

I. Identificação


Estagiária: Adrieli Gonçalves dos Santos

Disciplina: Psicodiagnóstico Interventivo

Professora: Juliana Giolo

Paciente: R.C.D                                   Sexo: Masculino

Filiação:  Mãe – H.C.D                              Pai -  D.C.D

Data: 15/08/2018                                      Prontuário: 7985

Número da entrevista: 1


II. Descrição da demanda

Ciúme excessivo, comportamento não condizente com a idade e o bullying que foi apresentado como uma nova queixa.


III. Procedimento

Procedimento foi entrevista / triagem e coleta de dados sobre o período de férias e atualização de documentação do CPA.

IV. Análise

A sessão se iniciou com a busca de H.C. na recepção. Depois de acomodada as estagiárias apresentaram a nova integrante do grupo e em sequência explicaram a necessidade do preenchimento de novas autorizações e assinaturas imprescindíveis para o começo da nova disciplina.

As estagiárias retomaram a queixa inicial afim de verificar se algo havia sido alterado nesse período de recesso. Foi relatado pela mãe que houve diminuição de frequência e intensidade no ciúme que R.C. sentia em relação ao irmão mais novo e houve também melhora no comportamento mediante a visitas em sua casa. A mãe não tinha muitas informações sobre o bullying que R.C. sofria na escola devido ao período de férias e também porque o filho não reclamou mais sobre o assunto.

H.C. relatou que R.C. emagreceu mais 2kl e sua autoestima esta mais elevada devido aos elogios que esta ganhando. Contou também que para incentiva-lo a comer mais frutas e verduras ela ofereceu uma recompensa, que seria ganhar um brinquedo de seu gosto no final do mês.

As estagiárias questionaram a mãe sobre as atividades no período de férias, ela relatou que R.C. brincou bastante, ficava quase o dia todo brincando na área de lazer do condomínio com seus amigos. Fizeram alguns programas em família, tais como ir ao shopping e visitar alguns familiares.

H.C. comentou que conseguiu vaga na creche para o filho mais novo, então na parte da manhã ela fica sozinha com R.C., ela relatou que procura não marcar clientes nesse período e nem fazer serviços domésticos para poder aproveitar o tempo que tem com o filho fazendo o que ele gosta, seja assistindo desenho, brincando de algo ou auxiliando-o nas tarefas da escola.

As estagiárias relembraram a mãe sobre a necessidade de fazer uma visita domiciliar e escolar com o propósito de conhecer mais sobre a rotina de R.C. Algumas datas foram discutidas para a visita domiciliar e então uma data foi definida, os dados da escola, professora e classe também foram coletados para que seja feito o agendamento da visita escolar.  

Foi questionado a mãe sobre ela ter contado para R.C. que ele virá na próxima sessão, ela ressaltou que não havia contado a ele ainda e que talvez só falaria no dia da sessão, para evitar que o filho fique ansioso. Ela questionou sobre como funcionaria a sessão, quais atividades seriam realizadas, e como seria a avaliação, levantando a hipótese de que a mãe emite comportamento controlador em relação ao que será trabalhado com R.C. De acordo com Ancona-Lopez o receio de H.C ao contar para o filho que vai fazer consulta na clínica é o receio que muitos pais também possuem, por acreditar que se ela falar para R.C. que ele irá passar por um atendimento psicológico ele poderia ser sentir diferente ou desconfortável e até mesmo fazer com que piore o motivo da queixa, que no caso é o ciúme excessivo do irmão mais novo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com