TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: RATO VIRTUAL SNIFFY

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA.

Instituto de Ciências Humanas.

Fernanda Maria de Souza da Silva – RA: D6292H9

RELATÓRIO: RATO VIRTUAL SNIFFY.

SÃO PAULO

2019

SUMÁRIO.

1.INTRODUÇÃO2

2. MÉTODO4

2.1 sujeito4

    2.2 Materiais e equipamentos utilizados na atividade.................................4

     2.3 procedimentos......................................................................................4

3.RESULTADO...............................................................................................6

   3.1 gráfico.....................................................................................................6

4.DISCUSSÃO................................................................................................7

5.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS..............................................................9

  1. INTRODUÇÃO.

 A análise do comportamento é uma abordagem psicológica que busca compreender o ser humano a partir de sua interação com ambiente (condicionamento pavloviano, contingências de reforço e punição, esquemas de reforçamento, o papel do contexto, entre outros tipos de interação). É importante ressaltar que o conceito ambiente, para a Análise do Comportamento, vai muito além do seu significado comum. Ambiente, em Análise do Comportamento, refere-se ao mundo físico (as coisas materiais), 0ao mundo social (interação entre com outras pessoas), à nossa história e à nossa interação conosco; tudo isso é ambiente para a Análise do Comportamento. Falar, simplesmente, que “duas pessoas que estão no mesmo lugar” ou “duas crianças que foram criados na mesma casa” estão na mesmo ambiente parte de uma compreensão estreita do conceito. (MOREIRA & MODEIROS. Ed 2007 p. 213).

 Um comportamento respondente não depende de suas consequências a seguir para ocorrer ou deixar de ocorrer; já o comportamento operante sim. Portanto, B.F. SKINNER classificou como operante aquele comportamento que produz consequências (modificações no ambiente) e é afetado por elas.

Exemplo: após um acidente, ter medo de dirigir um carro (respondente).

Após um acidente, evitar andar de carro (operante). (MOREIRA & MEDEIROS, Ed 2007)

 “A modelagem é um procedimento de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento. O resultado final é um novo comportamento”.  Para obter essa aquisição de um novo comportamento, devemos reforçar comportamentos diferenciais (reforço diferencial) e não respostas similares. Como exemplo: reforçar o rato quando ele está próximo ao comedouro e não quando ele está longe. Uma característica fundamental da modelagem é a imediaticidade do reforço, que segundo Moreira e Medeiros (2007, p. 61) diz que “quanto mais próximo temporalmente da resposta o reforço estiver, mais eficaz ele será”.

 Quando suspendemos(encerramos) o reforço de um comportamento, verificamos que a possibilidade de esse comportamento ocorrer diminui (retorna ao seu nível operante , isto é, a frequência do comportamento retoma aos níveis de antes de o comportamento ter sido reforçado). Esse procedimento (suspensão do reforço) e o processo dele decorrente (retorno da frequência do comportamento ao nível operante) são conhecidos como extinção operante. Portanto, suspensão de reforço (procedimento de extinção do comportamento operante) tem como resultado a gradual diminuição da frequência de ocorrência do comportamento (processo de extinção do comportamento operante). (MOREIRA & MEDEIROS ,Ed 2007)

 Os três efeitos da extinção operante são, o aumento da frequência das respostas durante a execução da extinção, um aumento na variação da forma do comportamento daquela resposta estabelecida e uma eliciação de respostas emocionais. 

 Este trabalho tem por objetivo descrever os comportamentos emitidos por um rato virtual, durante às atividades de laboratório da disciplina de Psicologia Geral do curso de Psicologia.

  1. MÉTODO.
  1. Sujeito:

(Rato virtual Sniffy) ao qual demos o nome de leopoldo.

  1. Materiais e equipamentos utilizados na atividade foram:

 A observação do rato sniffy  (software de computador) foi feita por uma dupla de alunos que ocorreu na universidade paulista- UNIP. Campus tatuapé. No programa do rato virtual sniffy, havia  uma  caixa  operante  que  simula  a estrutura  da  caixa  de  Skinner,  composta  por  uma  barra  para  o  rato pressionar,  situada  no centro, ao  fundo  da  caixa; um    conduto  por   onde  o  rato  pôde

  beber  água,  situado  ao  fundo  da caixa;  luz   situada  acima  da  barra  de  pressionar;  luz   no  canto  superior  esquerdo  ao  fundo  da caixa;  caixa  de  som  situada no  canto  superior  direito  ao  fundo  da  caixa. Para poder cronometrar os 15 mintos, foi utilizado um celular da dupla. Foi utilzado tambêm fichas de anotação dos comportamentos do rato e por fim foi utizado pen-drive para salvar todos os dados do processo no laboratório de informática.

  1. Procedimentos.

 A 1ª etapa foi realizado o procedimento de nível operante que consiste na observação de um comportamento do sujeito experimental o seu propósito e o de determinar à magnitude da resposta de pressão a barra antes que qualquer operação experimental seja introduzida e modifique esta resposta, durante 15 minutos observamos o Rato virtual Sniffy (leopoldo), cujo demos o nome de Leopoldo. Durante a observação tivemos que anotar quantas vezes o Leopoldo se coçava, levantava, ia ao comedouro, farejava a caixa e pressionava a barra.

 Na 2ª etapa foi realizado procedimento  de treino ao comedouro onde fizemos o emparelhamento, tendo como objetivo de o  Rato virtual Sniffy (leopoldo) associar o som a disponibilidade de alimento no comedouro. Para isso uma pessoa da dupla pressionava a  barra (utilizando a barra de espaço do teclado)  todas as vezes que o rato (leopoldo) estivesse próximo ao comedouro, liberando o som e o alimento.  Sendo que o alimento liberado (estimulo) foi utilizado para aumentar a frequência da reposta (reforço positivo). À medida que liberamos comida ele passa a ficar mais próximo do comedouro, e a barra vermelha do gráfico denominada “Sound Food” foi crescendo. Quando ela alcançou terceira marca do gráfico, ou seja, 75% de fortalecimento, testamos o rato (leopoldo). Esperando que ele ficasse a uma distância do comedouro e liberamos estimulo (alimento), com isso observamos que ele vai rapidamente ao comedouro, podendo dizer que a relação está bem estabelecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com