TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial com Rato Virtual Sniffy

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

PSICOLOGIA GERAL/EXPERIMENTAL
RELATÓRIO EXPERIMENTO COM
RATO VIRTUAL SNIFFY

Santana de Parnaíba

2018[pic 1]

Nome – R.A.

Nome – R.A.

Nome – R.A.

Nome – R.A.

Nome – R.A.

PSICOLOGIA GERAL/EXPERIMENTAL
RELATÓRIO EXPERIMENTO COM
RATO VIRTUAL SNIFFY

Santana de Parnaíba

2018[pic 2]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO         

2. METODO         

2.1. Sujeitos e participantes         

2.2. Ambiente, materiais e instrumentos         

2.3. Procedimentos         

3. RESULTADOS         

4. DISCUSSÃO         

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS         

ANEXOS         


1. INTRODUÇÃO[pic 3]

Para a realização desse trabalho, foram utilizados como bases teóricas, as aulas de Psicologia Geral/Experimental, junto ao livro “Princípios Básicos de Análise do Comportamento” de Márcio Borges de Moreira e Carlos Augusto de Medeiros (2007) e a partir de estudos ligados ao Skinner e Pavlov.


2. objetivos

O presente trabalho tem como objetivos demonstrar a relação na qual o ambiente pode influenciar o indivíduo (no caso, o objeto de estudo, rato virtual Sniffy) e identificar as reações do mesmo ao estimular ou extinguir determinados comportamentos.

Segundo os estudos de Skinner, podemos observar como o comportamento pode ser modificado ou extinto mediante respostas externas. No caso do comportamento operante, a resposta do sujeito desencadeará uma alteração no ambiente. Quando abrimos a geladeira em busca de comida, por exemplo, estamos alterando o ambiente (abrindo a geladeira, pegando uma comida congelada) e, como resposta, saciamos nossa fome comendo.

Repare que, para pegar a comida, precisa-se abrir a geladeira, ou seja, existe uma dependência nesse desencadear de ações, e essa dependência entre ações distintas se identifica como contingência.

Já a seleção por consequência, se dá com a probabilidade de recebermos um estímulo esperado para determinada resposta. Enquanto houver comida na geladeira, o hábito de buscar comida nela será mantido.

Na modelagem, aprenderemos novos comportamentos a partir de um anterior que vai sendo modificado quando reforçamos determinadas respostas (e extinguindo respostas parecidas) até se obter o resultado esperado. Quando reforçamos apresentando um elemento recompensador, dá-se o nome de reforço positivo.

Todos os animais nascem com comportamentos inerentes prévios que não se formam a partir de outro comportamento modelado. Esses comportamentos foram denominados por Skinner como nível operante.

Quando toda a resposta é reforçada, ela é aprendida de forma mais rápida. Este é o caso do reforço contínuo. Caso ocorra uma supressão do reforço e, por consequência, uma queda na frequência da resposta ate o nível inicial antes do reforço, ocorre a extinção operante.


3. metodologia

3.1. Materiais

Para a realização do experimento, foram utilizados os seguintes materiais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com