TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ROTEIRO PARA ANÁLISE DE FILMES

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

ROTEIRO PARA ANÁLISE DE FILMES

Obs.: o trabalho escrito deverá ser escrito segundo as normas da ABNT. 1.

APRESENTAÇÃO: na apresentação do trabalho escrito devem constar:

a) Objetivo do trabalho

b) Filme escolhido: nome do filme e ficha técnica. Na ficha técnica devem constar os seguintes elementos:

- Título do filme;

Boyhood

- Atores principais;

Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Lorelei Linklater and Ethan Hawke

- Gênero (histórico, comédia, ficção, romance, animação, documentário, drama, suspense, ação, outros);

Drama

- Direção;

Richard Linklater

- Produção;

Richard Linklater

- Ano;

2014

- Duração aproximada.

165 minutos

c) Enredo1: nada mais é que uma síntese descritiva do filme. Segue abaixo um modelo de enredo:

I. •Situação inicial - os personagens e espaço são apresentados.

O filme da ênfase a história de um garoto e seu adeus à infância e retrata a história de uma família, o pai, no filme Mason (Ethan Hawke), a mãe, no filme Olívia (Patricia Arquette), a filha Samantha (Lorelei Linklater, filha do diretor) e o filho Mason (Ellar Coltrane), respectivamente com oito e seis anos, quando a filmagem e o filme se iniciam. Ao longo de 12 anos, vemos todos se transformarem.

Com separação do casal que se casou precocemente aos 23 anos, o pai desaparece e a mãe é quem da o apoio necessário e sustento para as crianças, o pai no início do filme um músico que não deu muito certo, reaparece tempos depois para visitas aos finais de semana. Sem nenhum suporte do pai que demonstra ser infantil e sem comprometimento, a mãe trabalha muito para suprir as suas necessidades e dos filhos, corre atrás do sonho de ter uma família e acaba se envolvendo em vários casamentos conturbados com homens com problema de alcoolismo e violência. No decorrer da história os personagens passam por várias mudanças de casa, de escola e conflitos afetivos que por fim não causam nenhum problema emocional nas crianças tendo em vista que são superados levando a um crescimento emocional.

II. •Quebra da Situação Inicial - um acontecimento modifica a situação apresentada.

No desenrolar do filme Mason e Samantha se revoltam por mudar tantas vezes de suas casas e escolas, esta situação acaba prejudicando ambos, pois quando se mudam acabam perdendo os contatos com seus amigos e desta foram também acabam não tendo a referência de um lar.

III. • Estabelecimento de um conflito - surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos

A mãe de Mason acreditava que seus filhos precisavam de uma pai devido a ausência do pai biológico, então ela afirma para as crianças que eles vão ter uma família, e Mason mesmo tendo 6 anos de idade chama a atenção de sua mãe respondendo que eles não precisam de mais ninguém pois já são uma família.

IV. •Clímax - ponto de maior tensão na narrativa.

A mãe conhece um professor da faculdade que também já tinha dois filhos quase da mesma idade dos filhos de Olivia, se casa com ele que a princípio parece tudo correr muito bem, porém, não demora muito para as coisas se complicarem. O padrasto começou a beber a agredir a mãe, obrigando Mason a raspar a cabeça.

V. •Epílogo - solução do conflito. Obs.: essa solução não significa um final feliz.

Devido aos acontecimentos lamentáveis a mãe decide se divorciar, sai da casa com as crianças praticamente com a roupa do corpo e vai morar na casa de uma amiga até as coisas se ajeitarem.

2. MÉTODO

a) Descrição de acordo com as normas da ABNT de como foi realizada a análise [como foi assistido o filme (individualmente ou em grupo, quantidade de vezes assistidas) como foi realizada a discussão sobre o filme no grupo (troca de e-mails, reuniões presenciais, etc...], como seu deu a integração da teoria com o conteúdo apresentado no filme.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA a) Uma breve descrição da perspectiva psicológica que embasou a análise, destacando os principais aspectos abordados na análise.

4. ANÁLISE FÍLMICA

a) Desenvolvimento físico: Qual a idade aproximada? Em termos de desenvolvimento físico (cérebro, corpo, habilidades motoras e sexual) como está situado o/a (s) 1 Dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa. protagonistas? Este material vocês conseguem encontrar em livros de psicologia do desenvolvimento como estes: • Desenvolvimento Humano – Diane E. Papalia e Ruth D. Feldman

b) Estágio do Desenvolvimento: A partir das perspectivas propostas na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Práticas Integrativas I (fundamentado nas abordagens COGNITIVA, BIOECOLÓGICA, PSICOGÊNESE e seus autores) descreva em qual estágio o/a(s) protagonistas do filme encontra-se, justificando teoricamente.

c) Integração teórica: Selecione no mínimo três sequências protagonizadas por um dos personagens do filme e explique como elas relacionam-se com a teoria do desenvolvimento da criança e seus conceitos.

Comecemos por Mason, o pai das crianças: de um idiota pueril, ele se torna ao longo desses 12 anos uma pessoa interessante e madura e, aos poucos, consegue se tornar pai. Sua transformação emocional se dá pelo avesso: de criança-pai para pai com P maiúsculo. Mas não é assim mesmo? Os homens não demoram em desenvolverem a paternidade e se vincularem aos filhos?

Por essa interpretação ingênua — e comum na mídia — quem não consegue caminhar sou eu! Mason-pai é um Benjamin Button sutil (The curious case of Benjamin Button, dirigido por David Fincher e estrelado por Brad Pitt, 2008), vive o avesso, a seta do tempo dele é do avesso. E aí já se insinua a grandeza do diretor, que sabe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com