TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Gestalt

Por:   •  11/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

Awareness é um dos principais conceitos da gestalt-terapia no português significa percepção e consciência de si, enquanto sujeito no mundo. Porém, é uma forma de experienciar o mundo dentro e fora de nós. É a consciência de nossa percepção pessoal, corporal e emocional.

Só é possível ocorrer a Awareness quando a contato, pois, é através do contato que a relação com o mundo pode ocorrer. Sendo responsável pelas mudanças das pessoas e das experiências que ela tem no mundo. Ela ocorre no momento em que o sujeito se percebe enquanto ser no mundo e com plena consciência daquilo que estar vivendo onde deve haver a interação entre todos os seus níveis sensoriais, emocionais, cognitivo e energético.

Desenvolver a Awareness, é objetivo da gestalt-terapia, pois ela está ligada ao inconsciente, ao aqui e agora, no momento que o corpo ocupa a amplitude dos seus sentidos ancorados no momento presente.

Para a psicopedagogia a aprendizagem só ocorre quando o profissional ou os aprendizes são capazes de autorrefletir e se autoperceber. A tomada de consciência das pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem é essencial para a construção de conhecimento.

Os métodos gestalt-terapeuicos são utilizados para estimular a Awareness a localizar bloqueios e resistências, para experimentar novas experiencias que movem as pessoas dos sentimentos de importância e limitação dando a eles a possibilidade de se auto perceber e capacidade de modificar a si e o meio.

O principio de estimular a Awareness dentro da atividade que o psicopedagogo desenvolve, como a pensa, o sentir ou quaisquer ações dentro do aprendizado deve focar no aqui e agora. O psicopedagogo deve manter a Awareness dentro das suas experiências na área das sensações, sentimentos, desejos e avaliações para lidar com suas próprias resistências em qualquer grandeza que elas possam aparecer no encontro com o outro.

Dentro da gestalt-terapia,o ser humano constrói suas relações em contato com o meio. É através do contato que o mundo se estabelece, é necessário que exista o contato para que o sujeito tenha experiências e esse contato ocorreu pelos seguintes modos: tocar, ouvir, ver, cheirar, sentir o gosto, falar e movimentar-se.

Para gestalt-terapia é necessário que o psicólogo tenha noção do fenômeno figura-fundo que expressa a estrutura do ato de perceber. Ao olharmos um ambiente, nosso olhar seleciona um foco especifico que geralmente se destaca sobre um fundo destino, aquele objeto que se destaca é chamado figura, o resto permanece como fundo.

A figura corresponde aquilo que apresenta maior significado ou importância no campo psíquico do indivíduo. As atitudes de uma pessoa são condicionadas à atividade viva entre figura e fundo, nesse momento as figuras se separam em função da emergência e da satisfação das necessidades pessoais. É necessário que haja contato para que a figura tenha uma boa formação e um bom fechamento.

A função da psicopedagogia é melhorar as condições de aprendizagem, através dos recursos educacionais e terapêuticos que ajudam no processo de aprendizagem e facilite os aprendizes a superar seus bloqueios, limites, deficiências ou qualquer manifestação de dificuldade. Os métodos da gestalt-terapia trás uma visão que permite ao ser humano uma perspectiva holística como ser que se constrói a partir da realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com