TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo de Artigo

Por:   •  1/9/2021  •  Resenha  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O resumo descreve que o comportamento criativo no estudo/abordagem behaviorista não é um caso recente. Algumas contribuições dessa abordagem feitas por Skinner, em diversos contextos foram apresentados em diversas de suas obras.

Este conceito sofreu algumas modificações, em 1980 por exemplo alguns autores colocaram o termo criatividade, como controle/impulso de responder vários estímulos, já outros autores defendiam que a criatividade seria o não conhecimento das variáveis do responder.

Podemos ver que a definição de comportamento criativo em sua análise do comportamento, não está concluída. Todas as contribuições e definições representados pelos autores, são complementares uma a outra.

“Skinner, Esptein (1980) e Bandini (2006), segundo EMERSON FERREIRA, F. R, também reconhecem que para ser criativo um tal comportamento não pode apenas ser novo, mas que também deve-se ter originalidade e ter mutações para o indivíduo ou para sua comunidade”

Tendo como base algumas dessas definições e contribuições dos autores, podemos dizer em síntese que o comportamento criativo, é uma relação de estímulos, que se dá uma resposta original ou respostas conhecidas, e que se é emitida e produz um reforço para o indivíduo ou comunidade.

“Winston e Baker (1985) , citado EMERSON FERREIRA, F. R realizaram 20 estudos analíticos comportamentais entre 1958 e 1985. Os aspectos discutidos foram a insuficiência de novidade para caracterizar criatividade e o uso da validação social”

Através da pesquisa em criatividade e a importância prática desse conhecimento para a cultura, foi importante para identificar avanços e desafios para a abordagem nessa área.

O objetivo da pesquisa foi avaliar a produção dos trabalhos analíticos comportamentais teóricos e empíricos sobre o comportamento criativo em três períodos, modalidade de resposta e observando as medidas de criatividade.

MÉTODO

Periódicos Selecionados

Foram encontrados três periódicos internacionais de análise de comportamento, por serem respectivamente referencias na pesquisa de básica, aplicada e teórica conceitual.

Definição do termo de busca

Haviam diferentes palavras chaves que poderiam estar relacionadas ao comportamento criativo foram utilizadas como termos de busca nos três periódicos, que são criatividade, criar, criativo, novo, diversidade, artístico e arte.

O resultado obtido somando os três periódicos indicaram um número maior de artigos para os termos relacionados.

Os artigos coletados foram salvos em formato digital e submetidos a fase seguinte do procedimento.

Critérios de inclusão e exclusão para a amostra

Temos grandes números de artigos, nem sempre diretamente ligado ao tema, o título resume de todos os artigos encontrados, a partir do termo de busca.

Os artigos incluídos na busca precisam estar dentro de um dos critérios abaixo:

1- Resumo ou palavras chaves no título, partícula verbal;

2- Conter no corpo duas ou mais vezes termos derivado da partícula verbal;

3- Ter na referência estudos cujo título, periódico ou livro aonde foi publicado;

Então os artigos incluídos pelo critério 1 ao 3, os critérios de exclusão, elaborados partir de uma análise caso a caso do artigo que apresenta problemas na amostragem.

1 – Artigos que estiver sendo usado como adjetivo para pesquisadores:

2 – Artigos que estiver sendo usado simples sinônimo de fazer, produzir, programar, planejar etc.

3 – Artigo em que a criatividade como fenômeno ou estudo sobre criatividade fossem citados como exemplo;

4 – Artigos em que a partícula creat constituísse o nome de um instrumento ou procedimento;

Os critérios de inclusão ou exclusão dos artigos levaram a uma amostra final de 51 artigos.

Procedimento de análise

Os 51 artigos de amostra foram a partir de categorias relativa aos dados básicos de identificação da referência.

Nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com