TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transtorno de Pânico

Por:   •  20/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.894 Palavras (20 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

Cidade

Ano

RESUMO

Atualmente o Transtorno de Pânico (TP) se destaca como um transtorno de ansiedade que vem crescendo cada vez mais, atingindo cerca de 2 a 3% da população, caracterizado pela presença de ataques repentinos de ansiedade extrema. O TP causa um prejuízo significativo em diversos seguimentos na vida do portador comprometendo sua qualidade de vida, tendo sua etiologia atribuída a diversos fatores. O tratamento para o transtorno de pânico inclui medicamentos e psicoterapia e, apesar da terapia medicamentosa ser eficaz na redução dos ataques de pânico, é muito importante que o tratamento seja combinado ao acompanhamento psicoterápico. O objetivo deste trabalho foi proporcionar conhecimento sobre o transtorno de pânico e suas consequências, apresentando as principais formas de tratamentos e sua eficácia. O método de pesquisa utilizado foi uma revisão de literatura, através de artigos científicos selecionados nas principais bases de dados e em livros, baseando-se em diversos autores. Concluiu-se que com o tratamento adequado é possível conseguir melhora significativa nos sintomas e o tratamento mais eficaz consiste em psicoterapia na abordagem Terapia Cognitivo Comportamental associada a terapia medicamentosa.

Palavras-chave: Transtorno de pânico. Tratamento psicoterápico. Terapia cognitivo comportamental.


ABSTRACT

Currently, panic desorder stands out as an anxiety disorder which has been growing more and more reaching about 2 to 3% featuring of the population, by the resentment of sudden attacks of extreme anxiety. Panic desorder causes big significant damage in different parts of the carrier´s life, harming his quality of life, having its etiology attributed to several factors. Treatment for panic desorder includes medications and psychotherapy, despite medication therapy being effective in reducing panic attacks, it´s very important that the treatment is fit with psychotherapeutic follow up. The goal of this work was to provide knowledge about panic desorder and its consequences, presenting the main ways of treatments and their effectiveness. The research method used was a literature review, through selected scientific articles in the main databases, and in books, based on several authors. It´s concluded that with a correct treatment  it´s possible to get significant improvement in symptoms and the most effective treatment is the approach of Cognitive Behavioral Therapy with drug therapy applied at the same time.

Keywords: Panic disorder. Psychotherapeutic treatment. Cognitive behavioral terapy.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

APA        Associação Americana de Psicologia

DSM V        Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos mentais 5° Edição

ISRSs        Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina

TCC        Terapia Cognitivo Comportamental

TP        Transtorno de Pânico

        

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        8

2.        ASPECTOS CLÍNICOS, EPIDEMIOLÓGICOS E ETIOLÓGICOS DO TRANSTORNO DE PÂNICO        10

3.        IMPACTOS E CONSEQUÊNCIAS DO TRANSTORNO DE PÂNICO        14

4.        PRINCIPAIS FORMAS DE TRATAMENTO E SEUS BENEFÍCIOS        17

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22

        

        

  1. INTRODUÇÃO

O Transtorno de Pânico (TP) é classificado como um transtorno de ansiedade que vem crescendo cada vez mais, causando um sofrimento psíquico e uma qualidade de vida reduzida na vida do paciente e de seus familiares e, apesar de ser um transtorno frequente, seus sintomas se confundem com uma série de outras doenças. O diagnóstico do TP é estabelecido quando a pessoa apresenta ataques de ansiedade de forma repentina e recorrente, seguidos de sintomas físicos e cognitivos, a partir de uma preocupação exacerbada de que estes ataques ocorram novamente e seu tratamento engloba a terapia medicamentosa e a psicoterapia e, sem o tratamento adequado dificilmente o curso da doença evolui de forma satisfatória.

O TP atinge cerca de 2 a 3% da população trazendo um prejuízo significativo na vida do portador no âmbito profissional, social e familiar, levando-o à desabilitação e perda de autonomia, pois o pânico é uma das reações mais intensas e angustiantes que o portador pode vivenciar. Embora seja um transtorno muito comum, suas manifestações clínicas ainda são desconhecidas e o fato de seus sintomas serem confundidos com outras doenças faz com que o paciente procure vários médicos em busca de alguma doença que justifique os sintomas e, desta forma, acaba demorando para iniciar o tratamento.

Após receber o diagnóstico, nem sempre o paciente recebe o tratamento adequado, pois muitas vezes, talvez pela falta de conhecimento, o paciente opta apenas pelo tratamento medicamentoso, não se importando com o acompanhamento psicoterápico e, apesar de estar em terapia medicamentosa, alguns ainda permanecem sintomáticos. Diante do exposto, este trabalho buscou responder o seguinte problema: Como o tratamento psicoterápico pode contribuir na melhora dos sintomas em pacientes que apresentam Transtorno de Pânico?

O presente trabalho teve como objetivo principal descrever as principais características do Transtorno de Pânico, com o intuito de proporcionar conhecimento sobre esta patologia, tanto para o portador quanto seus familiares, assim como demonstrar a eficácia do tratamento psicoterápico em pacientes que apresentam este transtorno, pois algumas pessoas ainda desconhecem a importância deste tratamento. E, especificamente, descrever os aspectos clínicos do TP, demonstrar os impactos e consequências causados na vida dos pacientes e seus familiares, pois o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com