TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Doméstica Durante Pandemia de Covid-19

Por:   •  28/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Thaynara da Rosa de Oliveira

Matricula: 201751231631

Tema: Violência Doméstica Durante Pandemia de Covid-19

Problema: a violência contra a mulher aumentou durante a pandemia covid -19?

Objetivo geral pode ser: encontrar uma maneira jurídica de diminuir a violência contra a mulher na pandemia do covid-19

Objetivo específicos

  • Analisar os fatores que levam a violência domestica na pandemia.
  • Quais motivos levam as vítimas não denunciarem?
  • Há crime quando o descumprimento das medidas protetivas se dá por ato voluntário da vítima?

Introdução

O que se sabe sobre o aumento da violência doméstica em tempos de pandemia e os principais fatores desencadeantes?

Ressalta-se a necessidade e a importância da discussão das consequências das medidas de controle da COVID-19 para as vítimas da violência doméstica, uma vez que em domicílios em que ocorre violência contra a mulher geralmente verifica-se também violência contra crianças e adolescentes. Porém, a violência doméstica não é um problema novo trazido pela pandemia. O que ocorre é a potencialização de um problema que acompanha a sociedade ao longo de toda a sua história desencadeado por pensamentos retrógrados e misóginos de inferiorização do gênero feminino que resultam em atos extremos de violência e até feminicídios.

É assim que milhares de mulheres têm sobrevivido em casa durante as quarentenas impostas por governos locais para evitar a propagação do coronavírus mas se encontram diante de outra ameaça, uma ainda mais cruel, visível e, por vezes, inevitável: a violência contra a mulher.

A presente pesquisa  academica visa encontrar uma solução  juridica ou á menos uma amenização da violência domestica e saber se realmente com o isolamento social na pandemia do Covid-19 houve aumento de casos de vioência contra a mulher.   Para que possamos nós concientizar que não somente a pandemia deve ser combatida mas também o vírus da má conduta presente em muitos lares brasileiros.

Justificativa

Esse trabalho  é de fundamental importância no contexto atual que vivemos , ele visa analisar  o enfrentamento da violência contra mulher em tempos de pandemia, quais as medidas são tomadas que atinge mulheres no mundo inteiro, Sabemos que a violência contra mulher está enraizada na tradição cultural, na organização social, nas estruturas econômicas e nas junção de poder, a qual revela as desigualdades socioculturais existentes entre homens e mulheres construídos ao longo da história, criando uma relação pautada na desigualdade, na discriminação, na subordinação e no abuso de poder. Antes do soco e da pancada, muitas outras formas de violência já dão indícios de uma relação abusiva, Estar em um relacionamento abusivo não quer dizer, necessariamente, apanhar. Pode a violência ser apresentada em diferentes maneiras, sendo assim física, psicológica, sexual, urbana, intrafamiliar, de trânsito e institucional. Tendo em vista tudo mencionado o trabalho academico vem  responder os seguintes questonamentos: Analisar os fatores que levam a violência domestica na pandemia? Quais motivos levam as vítimas não denunciarem? Há crime quando o descumprimento das medidas protetivas se dá por ato voluntário da vítima?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com