TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA COM PROFESSORES ATUANTE DURANTE Á PANDEMIA DO COVID-19

Por:   •  12/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 5

ENTREVISTA COM PROFESSORES ATUANTE DURANTE Á PANDEMIA DO COVID-19

INTRODUÇÃO

Nessas entrevistas iremos aborda professores(a), sobre a organização do ensino em 2021, planejamento do ano letivo 2021, interações e intervenções pedagógicas, esses questionamentos foi elaborado devido ao cenário vivido nesse tempo atípico de pandemia, o objetivo é o compartilhamento das experiências vividas pelos professores que estão atundo nesse cenário.

EIXO 1 – ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM 2021

Como está sendo ou foi organizado o retorno às atividades em 2021? As aulas são presenciais, remotas ou combinam as duas modalidades de forma híbrida?

As aulas no segundo semestre de 2021 estão presenciais, sendo que a proposta inicial seria 50% dos alunos e alunas pela manhã e os outros 50% a tarde, tendo em vista que nossa escola é de tempo integral. Como alguns alunos e alunas estão trabalhando percebemos o turno matutino lotado e alguns alunos/alunas que não se sentem seguros em retornar para o ensino presencial, estão apenas realizando atividades enviadas pelo sistema.

Os(As) professores(as) tiveram alguma orientação específica para o ano letivo de 2021, vinda da gestão, da coordenação, da supervisão e/ou da Secretaria da Educação? Se sim, quais?

As orientações foram relacionadas a medidas de segurança: uso de mascaras; distanciamento de 1,5 metros entre alunos e 2 metros até a professora; que alunos e alunas deveriam trazer garrafas de água. Percebemos que retornamos com informações básicas de segurança, mas com poucas informações pedagógicas, principalmente por parte da secretária.

Quais ações de acolhimento e adaptação foram planejadas para os(as) alunos(as) e os seus familiares?

Tivemos três dias para acolher os alunos e alunas, reunião com pais, demarcação de distanciamento no chão, cartazes informativos, as aulas de Educação Física somente com práticas individuais (Ginásticas, danças e atletismo)

Como professor(a), o que você pensa a respeito desse retorno ao ensino presencial?

Acredito que faltou apoio material (por exemplo materiais de biossegurança como máscaras) , bem como orientações pedagógicas.

Quais medidas sanitárias estão sendo realizadas em sua escola para assegurar as condições de retorno, tanto de alunos(as) quanto deProfessores(as) de forma segura?

Além das medidas citadas na questão 3, foi disponibilizado álcool em todas as salas, bem como no pátio.

EIXO 2 – PLANEJAMENTO DO ANO LETIVO DE 2021

Como está sendo desenvolvido o seu planejamento? Esse planejamento foi realizado de maneira individual ou coletiva? Teve o(a) apoio/orientação de algum(a) profissional da escola (diretor(a), coordenador(a) e professores(as)) ou da Secretaria da Educação?

O planejamento foi adaptado, seguindo as orientações da SEDUC, entretanto apesar de realizarmos algumas ações coletivas, grande parte do planejamento é feito individual.

Como você planejou e tem planejado a sua rotina de trabalho? Quais as atividades permanentes, seqüenciais, ocasionais que serão propostas? Há projetos?

A rotina de trabalho foi planejada de acordo com as novas demandas de trabalho (aulas da manhã duplicadas a tarde), realização de cursos, produção de atividades para enviar no sistema, elaboração de provas. Tenho um Projeto:“Qualidade de Vida e Saúde Coletiva” para eletiva.

Quais materiais e recursos você utiliza para planejar as atividades? Quais recursos tecnológicos?

Utilizo livros, artigos digitais, currículo mínimo e computador.

Quais espaços e/ou ambientes (espaços presenciais ou virtuais) você utiliza para o desenvolvimento das rotinas pedagógicas com a sua turma?

Utilizamos o PEGASUS (programa criado por um professor da escola), WhatsApp, sala de aula, quadra e espaço de convivência.

Como você avalia as atividades realizadas pelos(as) alunos(as)? Como são registrados os seus avanços e/ou as dificuldades?

As atividades enviadas pelo sistema são realizadas pela minoria de alunos e alunas, percebemos que a rotina de estudos foi bastante afetada pela pandemia e poucos alunos conseguem acompanhar as atividades.

No caso dos(as) alunos(as) que não retornaram ao ensino presencial e, também, não têm acesso às atividades remotas, quais as estratégias e/ou as ações foram planejadas?

Caso o/a aluna não tenha acesso as plataformas digital, a escola disponibiliza as atividades e textos impressos.

As atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com