TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL X ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  19/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL X ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A decisão por uma profissão é uma escolha muito pessoal, porém, alguns necessitam mais ativamente de um acompanhamento para poder auxilia-los neste julgamento. Nestes casos que o psicólogo apoia os seus clientes.

A Orientação Profissional auxilia as pessoas no momento da escolha ou redefinição de sua profissão. Ela não se detém apenas aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, mas a adultos que não estão satisfeitos com a profissão e pretendem investir numa nova carreira ou, mesmo satisfeitos, querem progredir na carreira, sendo comum a Orientação Profissional ser realizada com pessoas que já possuem curso superior e exercem a profissão ou não, e pessoas que estão cursando o ensino superior e ainda estão com dúvidas se fizeram uma boa escolha ou não.

A Orientação Profissional não é apenas para se ter uma noção sobre o campo  profissional a seguir, mas também como uma oportunidade de autoconhecimento, de alinhamento entre habilidades, características pessoais e profissionais, do sentido e do significado do trabalho para o ser humano, da relação trabalho e projeto de vida.
Na orientação profissional o conhecimento de Psicologia permite que se compreenda quais as influências que o indivíduo leva em consideração no momento da sua escolha profissional, quais suas motivações no ambiente de trabalho e, no momento da aposentadoria, quais as melhores alternativas para uma adaptação de qualidade a esta nova fase da vida.

Os adolescentes podem apresentar dificuldades nesse momento de decisão, é normal que eles passem por mudanças de comportamentos, atitudes agressivas, impulsivas ou de irritabilidade, aumentando a ansiedade por conta do vestibular. Cabe ao orientador acompanhar o orientando em suas reflexões, auxiliando-o a definir de maneira mais lúcida e segura sua escolha para que seja integrada, harmoniosa e feliz consigo mesma. 

É comum que que a Orientação Vocacional seja confundida como um sinônimo de Orientação Profissional, porém, a Orientação Vocacional refere-se a uma escolha profissional atrás vez da sua vocação, da compreensão de si mesmo, conhecimento de requisitos e condições de sucesso. Ela pode ser de forma individual ou coletiva, pois o profissional de Psicologia irá buscar formas de apoiar este momento, trazendo fatores da personalidade e analisando em conjunto a realidade acadêmica e o mercado de trabalho, sem criticar, mas auxiliando.  Na sociedade é normal que a procura por uma vocacional seja por adolescentes próximos de concluir seus estudos no ensino médio e ainda possuem dúvidas sobre a carreira profissional a seguir. Contudo, existe uma massa da sociedade que busca uma orientação mesmo já estando no curso universitário e adultos já inseridos no mercado de trabalho.

A procura por uma vocação é uma tarefa do indivíduo que deve entender que ele é o principal favorecido e que irá contar com os recursos da orientação para facilitar esta escolha, pois é um processo que a tomada de decisão será através da junção das necessidades, aptidões e do conhecimento da personalidade, consolidando com as informações das vantagens e desvantagens da profissão. Importante ressaltar que a escolha de um jovem esta passível de mudança, assim como suas aptidões e gostos.

Para realizar a Orientação Vocacional o psicólogo precisa ser formado e com registro ativo junto ao Conselho Federal de Psicologia, que irá auxiliar o sujeito ao seu autoconhecimento, ao entendimento de seus interesses, apto a orientar sobre seu futuro acadêmico e profissional da escolha, não tomando a decisão, mas ajudando a que ele chegue nela. Esse processo pode ser rápido ou não, depende muito da pessoa, por isso cabe ao psicólogo não fazer deste momento algo monótono e cansativo, mas um espaço de busca de conhecimento. Durante o processo, se fizer necessário, haverá sessões de entrevista e avaliações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com