TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS IMPLÍCITOS NAS RELAÇÕES DE VÍNCULO ENTRE O PSICÓLOGO E USUÁRIOS DOS CAPS

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

 ANA LUIZA P. DA SILVA FOGAÇA- RA C0816A-1

                             BEATRIZ SIQUEIRA ALMEIDA – RA C00CEF-8

                               KEITY LAURINDA OLIVEIRA- RA C09GBD-4

                                    LETÍCIA R. DOS REIS- RA C0885D-3

LILIAN ROSA SOARES- RA C0088A-7

DESAFIOS IMPLÍCITOS NAS RELAÇÕES DE VÍNCULO ENTRE O PSICÓLOGO E USUÁRIOS DOS CAPS.

SOROCABA
2017

INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) abriu um campo de atuação para vários profissionais, inclusive para o psicólogo. Essa rede surgiu com a ideia de cuidar das pessoas de uma maneira mais humana e garantir os direitos daqueles que de alguma forma está sofrendo.

Sendo assim este modelo de atenção em saúde mental surgiu na necessidade de colocar um fim no modelo hospitalocêntrico. As politicas públicas de saúde mental lançam as redes de atenção que visa a desinstitucionalização ativa dos manicômios, modificando as práticas terapêuticas e valorizando o modo de vida das pessoas com transtornos mentais.

 Os pacientes que neles eram colocados, os funcionários de saúde mental e seus familiares se uniram na década de 70 do século passado para que os hospitais psiquiátricos tivessem um fim, constituindo um Movimento da Reforma Psiquiátrica.

A pratica Assistencialista apresentava certo esgotamento, o paciente sofria uma certa exclusão social, ou seja, aqueles que sofriam de transtornos mentais que por si só apresentavam sofrimentos ainda eram exclusos da sociedade e rotulados para viver em hospitais psiquiátricos. Diante de tal cenário, criticas a estes cuidados ofertados aos modelos existentes surgem como a Declaração de Caracas, apontando as necessidades de alternativas e, no Brasil, a Lei 10.216 da Reforma Psiquiatrica Brasileira.

Todo esse movimento reivindicava e focava nas más condições que as pessoas com transtornos mentais recebiam, eram condições precárias na qual ficavam meses ou até anos ‘’jogados’’ em hospitais, favorecendo a perda de autonomia e o a estigma de loucura para o resto de sua vida. Essa luta mostrou a grande importância da desconstrução do pensamento manicomial, pois:

(...) o fim da trajetória sanitarista, de transformar apenas o sistema de saúde, e o início da trajetória de desconstruir no cotidiano das instituições e da sociedade as formas arraigadas de lidar com a loucura. É a chamada desinstitucionalização. O encontro que a ela se segue institui um novo lema: ‘Por uma Sociedade sem Manicômios’. (Tenório, 2002, p. 36).

O aspecto fundamental da desinstitucionalização é o CAPS, o primeiro CAPS surge no ano de 1987. Localizado na cidade de São Paulo, o CAPS Luiz Cerqueira “é identificado como marco inaugural de um modo de cuidar que considera o sujeito em sofrimento como estruturante de uma clínica ampliada que o articula no seu território e não o enclausura para tratá-lo” (Pitta, 2011, p. 4584, grifos do autor).

Os CAPS têm o objetivo de tratar as pessoas com transtornos mentais e fazer com que os pacientes consigam se integrar em todo seu contexto cultural, social e familiar, fazendo com que eles tentem buscar sua autonomia, visando também seu bem estar físico e psicológico, oferecendo estes dois tipos de tratamento.

De acordo com Pitta (2011) foi na década de 2000 que a Reforma Psiquiátrica Brasileira e o CAPS ganharam mais força, tornando uma estratégia governamental, com o objetivo de prestar atendimento diário e aberto a toda a população, evitando as internações psiquiátricas, essa rede se organiza nos territórios de acordo com número da população e da complexidade, e se caracterizam como: CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi E CAPSad.  

A partir de março de 2002, foi criado o CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), eles disponibilizam atendimentos para pacientes com transtornos decorrentes do uso abusivo de substancias químicas como álcool e drogas. Eles oferecem a esses usuários do serviço psicossocial atendimento diário, intensivo, semi-intensivo ou não-intensivo.

Os CAPS são considerados um instrumento estratégico para confirmar a reforma psiquiátrica. O serviço psicossocial presta atendimento clinico diário, prevendo assim evitar a internação em hospitais psiquiátricos, visando também inserir as pessoas com transtornos mentais na sociedade.

Para tanto, a Portaria 3088 de 2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial, propõe que o trabalho no CAPS seja:

(…) realizado prioritariamente em espaços coletivos (grupos, assembleias de usuários, reunião diária de equipe), de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede de saúde e das demais redes. O cuidado é desenvolvido através de Projeto Terapêutico Individual, envolvendo em sua construção a equipe, o usuário e sua família.

O CAPS é composto por uma equipe multidisciplinar, visando sempre o bem estar do sujeito, os psicólogos atuam através das intervenções clinicas, escutando o sujeito e fazendo atividades em busca de melhorar a capacidade do sujeito no que se refere à socialização dele.

Segundo ministério da saúde (Brasil 2004), o trabalho em grupo é o principal eixo de trabalho utilizado pelo CAPS, elas podem distinguir-se da formação e objetivo de cada técnico, equipe multiprofissional, monitores ou estagiários.

A produção cientifica acerca do CAPS mostra que este, vem como uma estratégia organizacional para com os cuidados prestados para saúde mental, com enfoque na reinserção no convívio social. O aumento de estudos para este assunto abre um leque de possibilidades que podem fazer com que aumente a compreensão frente as questões existentes para a saúde mental, e estes estudos partem primariamente de áreas como Enfermagem, Psicologia e Medicina, outras áreas também contribuem para este enriquecimento cientifico, no entanto mostra uma lacuna com relação aos constructos feitos por alunos em formação acadêmica, ou seja, os estudos são produtos de profissionais experientes. Um apontamento importante destas pesquisas para a produção cientifica é que apresenta não apenas as eficiências como também as falhas dos CAPS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com