TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA METODOLOGIA DE PESQUISA

Por:   •  25/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA METODOLOGIA DE PESQUISA

Thais Stefanni Silva Mendonça

Matícula:20015294

Psicologia

Os jogos pedagógicos são brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da aprendizagem do individuo ,podendo ser lúdicos ou não. É importante ressaltar que nem todo jogo lúdico e um jogo pedagógico ,portanto se o jogo lúdico oferecer apenas o prazer de brincar, ele não se encaixa no objetivo de um jogo pedagógico ,que é promover aprendizado à criança.

Desta forma considera se importante  a utilização de jogos didáticos para o ensino da metodologia de pesquisa, já que estes ao serem utilizados em sala de aula favorecem a integração entre os alunos ,uma  vez que os mesmos acompanham e participam do processo de aprendizagem um do outro ,defendem  pontos de vista e aprendem a ser críticos e confiantes em si mesmos. Utilizando-se  metodologias ativas de aprendizagem em sala de aula consegue-se engajar os alunos a novas  aprendizagens pois ampliam suas possibilidades de exercitar a liberdade de autonomia na tomada de decisões em diferentes momentos de todo processo que vivenciam, os preparando até para o  exercício de uma profissão futura.

Com isso percebe se que utilizando-se da metodologia adequada ,os jogos didáticos contribuem para o desenvolvimento do conhecimento dos educandos ,já que promovem a interação do estudante e o desenvolvimento de atitudes e habilidades como a observação, análise, levantamento de hipóteses ,busca de suposições ,reflexão ,tomada de decisões ,argumentação e organização, pois faz com que eles experienciem aplicando o que sabem e o que estão aprendendo. Enquanto joga ,o aluno desenvolve a iniciativa, a imaginação o raciocínio, a memória ,a atenção, a curiosidade e o interesse, concentrando-se por um longo tempo em uma atividade. .Assim ,dependendo dos objetivos dos professores e da forma como eles aplicam os jogos didáticos em sala de aula ,os resultados podem ser exitosos.  

Portanto ao se usar um jogo didático percebe se que a experiência promissora ,pois além de favorecer o processo de ensino e aprendizagem ,a metodologia ativa faz com que os alunos se empenhem na realização das atividades e nos resultados alcançados. Desse modo vários objetivos na vida desses alunos podem der atingidos, desenvolvendo-se sua inteligência e personalidades ,fundamentais para a construção de conhecimentos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com