TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo De Adaptação Na Educação Infantil: Os Desafios Enfrentados Pelos Profissionais Da Educação

Por:   •  16/9/2023  •  Artigo  •  5.198 Palavras (21 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 21

O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

LOPES, Denize Diniz Rocha

 Licenciando em Pedagogia no Centro Universitário Internacional Uninter

ALBRECHT, Ana Rosa Massolin

RESUMO

O presente trabalho abrange de um tema que faz parte do cotidiano nas escolas de Educação Infantil, o processo de adaptação no início da vida escolar. Uma temática bastante relevante, apesar de não ser muito discutida pelos autores. Esse estudo se fez necessário, pois um dos grandes desafios para os profissionais que atuam na educação infantil é adaptar uma criança ao ambiente escolar. Criar um espaço acolhedor e interessante para os novos alunos no período de adaptação, muitas vezes, passa despercebido e não recebe a atenção necessária neste período. O educador precisa exercer um papel especial, criando um vínculo afetivo com a criança, fazendo com que ela percebe esse cuidado ofertado e se sinta segura nessa nova fase da sua vida. Um importante ciclo que estará iniciando. O objetivo principal é: compreender a importância do processo de adaptação na educação infantil, buscando estratégias para tornar esse momento agradável aos alunos e familiares. Para atingir os objetivos almejados, observou-se criteriosamente sobre o que seria de fato o processo de adaptação, as atitudes das crianças, as práticas das professoras, concepções dessas profissionais sobre a atuação das famílias durante o processo. Para isso, foram empregados os seguintes procedimentos: pesquisas em sites referentes ao assunto abordado e livros referentes ao tema.

Palavras-chave: Educação infantil. Adaptação. Desafios.

 

   1.        Introdução        

O processo de adaptação na educação infantil é um momento singular para crianças, pois é o início de um longo ciclo que estará apenas iniciando e para os pais a insegurança é inevitável. Os professores devem planejar esse momento visando um acolhimento agradável para as crianças e seguro para os pais. Os educadores devem fazer o possível para passar todas as informações dos acontecimentos na escola. Esse zelo dos educadores é fundamental para que os responsáveis se sintam mais seguros, 1.assim, a família transmite segurança e confiança para que seu filho compreenda que a escola é um lugar seguro e agradável. Neste período que a criança aprende e aos poucos, vão construindo um vínculo com o ambiente escolar.

O objetivo geral desta pesquisa consiste em compreender a importância do processo de adaptação na educação infantil, buscando estratégias para tornar esse momento agradável aos alunos e familiares. A pesquisa buscou os seguintes objetivos específicos: identificar estratégias que, diferentes daquelas que já são aplicadas cotidianamente, algo que promova um ambiente prazeroso para crianças que estarão iniciando na educação infantil; pesquisar sobre métodos já usados diariamente nas escolas, comparando todos eles, ressaltando aqueles que têm dado certo e o que não tem tido sucesso; identificar a importância da família e a preparação de educadores nesse processo; descobrir sobre a importância da educação infantil para o desenvolvimento da criança, ressaltando que é fundamental que os educadores conheçam a história dos futuros alunos, para melhor inseri-lo no ambiente escolar.

Seguiu-se a concepção da metodologia qualitativa, pesquisando meios eficazes para melhor adaptar uma criança na escola. Também tem característica bibliográfica, pois há informações pesquisadas em livros, sites e documentos que busquem autores que abordem a temática a adaptação escolar na educação infantil como um dos principais meios de formar inserir um indivíduo na sociedade. A pesquisa embasa-se em documentos oficiais pertinentes ao tema, com contribuições dos autores Baladan, (1988) Basseadas, (1999); Santos, (2010).

Destaca-se nesta pesquisa o período adaptação como sendo imprescindível na vida das crianças, sendo um momento singular para eles. Para os educadores participar deste processo é algo que gera satisfação, pois poder participar desse momento na vida de uma criança, por mais que seja algo desafiador, é satisfatório. Para melhor compreensão do nosso objeto de estudo, aprofundou-se o estudo sobre a adaptação na educação infantil, mais especificamente, crianças de zero aos seis anos de idade. Além de  refletir sobre a questão da adaptação nessa faixa etária, buscou-se embasamentos e informações de que forma a família e a escola podem contribuir para uma melhor adaptação das crianças.

    2.        Metodologia

Através desta pesquisa buscou-se estudos de práticas de adaptação das crianças e os desafios enfrentados pelos profissionais durante o processo de adaptação nas escolas de educação infantil. O estudo da temática baseou-se em referências teóricas, enquadrando-se em uma pesquisa qualitativa, selecionando temáticas e teorias que podem ser aplicadas pelos profissionais da educação no processo de adaptação escolar. os meios utilizados para a obtenção dos dados foram: referências bibliográficas e artigos científicos. Possui então característica bibliográfica, buscando informações pesquisadas em livros e sites onde os autores abordem a temática adaptação escolar na educação infantil. Os livros utilizados foram: O início da vida escolar: da separação à independência, autora: Nancy Balaban e O brincar e a realidade, autor: Donald Woods Winnicott.

3.  Revisão bibliográfica/ Estado da Arte

A adaptação se é uma fase de grande importância na construção da identidade da criança. É a primeiro momento que ela passa a conviver com pessoas distintas daquela que fazem parte do grupo familiar. Neste processo ela passa a construir sua identidade social. Para Bassedas (1999), os indivíduos se relacionam em um espaço e em um certo  tempo com outras pessoas, em um meio constituído por regras de conduta social.                  Bassedas (1999, p 70) afirma que a adaptação não é apenas apática, ela: “[...] implica a capacidade de poder atuar, modificar e produzir alterações no seu meio”. Assim sendo, a criança tem condições de atuar nesse processo com um caráter ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (875.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com