TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA CIÊNCIA JURÍDICA?

Por:   •  25/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA CIÊNCIA JURÍDICA ?

Conceituando primeiramente a Ciência Jurídica, como o conhecimento do Direito . O Jurisconsulto, ou seja, o Jurista, amplia cada vez mais sua aprendizagem no ramo do Direito, onde as normas jurídicas zelam por um único objetivo, a paz social.

De acordo com Reis Fried, Direito, no tocante da Ciência, é meramente considerado para fins didáticos, possuindo assim duas distintas fases interpretativas, sendo a primeira, comumente e em concordância com todas as demais ciências, desenvolvida com base no fator, valor e na norma, gerando um desenvolvimento e criação legislativa da norma abstrata propriamente dita, enquanto a segunda é a tão falada, ciência jurídica, que é a fase que quando também ocorre o processo judicial, proporcionando dessa forma de fato a execução da norma abstrata, caracterizando a norma efetiva, ou seja a norma concreta.

Divide-se em duas faces a Ciência do Direito, sendo a primeira a considerarmos a Sistemática Jurídica, que possui intuito classificatório das normas e regras do Direito, enquanto a outra face, a segunda, é a técnica jurídica, que é a elaboração e execução dessas normas.

Nota-se, como um fator de fundamental importância, o desafio pioneiro enfrentado pelas ciências jurídicas, a difícil compreensão , interpretação e adaptação à linguagem jurídica. Sendo o direito já uma ciência muito formal, assim, deveriam ser usados termos mais populares, tornando a linguagem menos complexa, para facilitar o entendimento da aplicação do direito à todos. Pois, quanto mais elitizada e refinada a linguagem menos público possue o entendimento desta.

Um dos desafios que atrapalha o desempenho da aplicabilidade da ciência jurídica é a Morosidade da Justiça, onde os processos são demorados de serem conclusos pelos juristas. Mesmo notando uma mudança nas ferramentas de tecnologia avançada, ainda assim fica à desejar, observando o grande número de solicitação da aplicação do direito nos processos abertos.

A ciência jurídica tem um grande inimigo, mesmo que facilite a sua aplicação, mas em outros aspectos também dificulta, a evolução tecnológica onde mudanças constantes, são ocorridas, atualizando-a assim comumente. E os juristas precisam estar sempre se adaptando e dominando essa tecnologia, para desempenhar suas atividades com um menor tempo gasto, como para a aceleração de conclusão de processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com