TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observações Pratica e Subjetividade

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.401 Palavras (34 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 34

                                        Praticas sociais  e subjetividade

Registro de observação

Nome: Neiva Regina da Silva                                      RAB7002A0

Tema do grupo: Ética no transito

Data: 16/08/2015

Horário de inicio: 08hs/00

Horário de termino: 09/30hs

Total de horas nesta data: 1h/30m

Local: Rodovias

Fui para minas neste final de semana e aproveitei para fazer minha observação referente a subjetividade, ou seja, o comportamento do individuo no espaço publico, denominado transito.

Ao analisar o comportamento dos motoristas em relação a uma manifestação de caminhoneiros, percebe-se que se inicia um desconforto muito grande e que logo o estresse e a irritabilidade toma conta das pessoas que estão no local.

Motoristas e passageiros se alteram de uma forma assustadora, se transforma descontroladamente, como se não fossem as mesmas pessoas de antes.

O alvoroço toma conta do local, os motoristas em ato de desespero tocam as buzinas dos seus carros e gritam como loucos.

Em carros e vãs ali paradas mulheres preocupadas com suas crianças tentam amenizar a situação em meio a tanta confusão.

Enquanto filas e filas de carros se estendem por quilômetros. Percebo que o comportamento das pessoas frente há um estimulo pode ser modificado por completo.

A reação aqui foi uma mudança brusca de comportamento e no caso para pior, ou seja, as pessoas em contanto com o estimulo (aversivo) foram dominadas por raiva, ódio, fúria, descontentamento, etc.

 

                                        Praticas sociais  e subjetividade

Registro de observação

Nome: Neiva Regina da Silva             B7002A0                                                                                                                  

Tema do grupo: Ética no transito

Data: 26/08/2015

Horário de inicio: 11hs00

Horário de termino: 12hs/30

Total de horas nesta data: 1h/30

Local: Colégio

Percebo que os condutores de veículos, (nem todos) estão mais envolvidos com suas particularidade  do que com a realidade do transito.  

Sentada em baixo de uma arvore, estava eu, em frente a uma escola, esperando o sinal para que  pudesse observar como seria a travessia daquelas crianças, pois em frente ao portão principal havia uma faixa de pedestre.

Assim que o portão se abre, percebo que as crianças saem correndo, algumas em direção aos pais e outras em direção à faixa.

Logo vejo alguns carros vindos em direção à faixa e por incrível que pareça os motoristas não estão preocupados com a faixa de pedestres em frente à escola, pois alguns não param,  para que as crianças atravessem.

Notei que vários deles parecem apressados, com vontade de chegar logo ao destino, com o pensamento voltado unicamente para si, me parecendo estarem sem a menor preocupação  com o dever ou cidadania.

Estando estes preocupados unicamente  consigo mesmo do que com o meio a qual estão inseridos, nesse caso o (transito), pois pude notar a falta de respeito, de cuidado, de atenção e principalmente de amor com o próximo.

Bauman diz que tudo parece escorrer pelos nossos dedos e que nada permanece e nisso percebo que assim é com as relações entre pessoas, pois nesse contexto são crianças, e nem mesmo esse detalhe faz com que tenhamos atitudes diferenciadas, ou seja, o que esperar do ser Humano?

 


                                        Pratica sociais  e subjetividade

Registro de observação

Nome: Neiva Regina da Silva                                      RAB7002A0                                                                                      

Tema do grupo: Ética no transito

Data: 19/08/2015

Horário de inicio: 08hs00

Horário de termino: 09hs/30

Total de horas nesta data: 1h/30

Local: Avenida centro  de Sorocaba

Observando o espaço publico utilizado por motoristas, pedestres, cadeirantes, motociclista, percebi que esse tem se tornado  um caos a cada ano, pois a individualidade, o estresse. , a frustração, o motivo pessoal, é a logica privada que se sobrepõe a universalidade das leis.

No trânsito, a competição e o individualismo podem gerar sentimentos de medo ou raiva, a proximidade de outro cidadão (motorista, pedestre, etc) compartilhando o mesmo espaço urbano é percebida como ameaça ou obstáculo.

O comportamento de cada um  individual reflete na pratica social  em relação ao  trânsito, causando este desconforto social a todos. A capacidade que temos de nos colocar em primeiro lugar nos impede de termos uma visão ampla da situação e levantarmos a questão de que o nosso espaço privado (carro) esta inserido em um local coletivo, ou seja, um espaço maior que é publico e de todos.

Nesse espaço de convivência o numero de pessoas que o ocupam hoje em dia é  absolutamente excessivo e a subjetividade de cada individuo fala mais alto sobressaindo a angustia interna de cada cidadão.

Há necessidade do respeito pelo trânsito (espaço público) para que esse se torne espaço coletivo e compartilhado, trazendo assim benefícios a todos que nele estão inseridos.


                                        Praticas sociais  e subjetividade

Registro de observação

Nome: Neiva Regina da Silva           B7002A0                                                                                                                        

Tema do grupo: Ética no transito

Data: 28/08/2015

Horário de inicio: 17hs/30

Horário de termino: 19hs/00

Total de horas nesta data: 1h/30

Local: Terminal Santo Antônio

Logo apos o trabalho, achei por bem fazer uma observação no terminal santo Antônio a respeito do transito, tanto de ônibus, quanto de pessoas.

Olhei no relógio, era 17h30 da tarde e o local estava lotado, o fluxo de pessoas entrando e saindo dos ônibus era extremamente excessivo.

Os ônibus saiam do terminal devagar, parando sempre nas faixas e dando oportunidade dos pedestres atravessarem.

Enquanto que esses me pareciam estar cansados, com muita pressa de chegar onde desejavam estar e corriam feito louco pra lá e pra cá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (244 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com