TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Comportamental

Trabalho Universitário: Organização Comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3

PASSO 1

Respostas

1. Os funcionários se agrupam em diferentes grupos, os informais (aqueles que de formam pela afinidade), e os formais (aqueles forçados pelo próprio trabalho).

2. Os grupos formais, aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Os grupos de comando e tarefa são ditados por essa organização.

Grupo de comando: O grupo compõe-se de subordinados que dependem diretamente de um supervisor. A relação de autoridade entre o gerente do departamento e os chefes de departamento ou entre uma enfermeira sênior e suas subordinadas é um exemplo de grupo de comando.

Grupo de tarefas: O grupo de tarefa compõe-se de empregados, que trabalham juntos para completar um projeto ou uma tarefa particular. As enfermeiras destinadas à sala de emergência de um hospital constituem geralmente um grupo de tarefa, uma vez que se exigem delas certas atividades quando se trata de um paciente. Contudo as fronteiras desse grupo não se limitam ao seu superior imediato.

Grupos Informais são grupamentos naturais de pessoas surgidos naturalmente nas situações de trabalho, em resposta a necessidades sociais. Identificamos dois grupos informais específicos:

Grupos de interesse: Indivíduos que podem ou não ser membros de um mesmo grupo de comando ou grupo de tarefa podem juntar-se para um objetivo comum. Os empregados que se juntam, numa frente unificada, pedindo melhores salários são exemplos desse grupo, além disso, os objetivos de tais grupos não estão relacionados aos da organização, mas são específicos de cada grupo.

Grupos de amizade. Muitos grupos se formam porque seus membros têm alguma coisa em comum, como idade, crenças políticas ou traços étnicos. Estes grupos de amizade frequentemente estendem suas atividades e sua comunicação para fora do trabalho.

3. Os conflitos detectados são:

° Eder, Léa, Anita, Elaine, Leila: Falta de interesse, não confiável, desorganizados, timidez excessiva na hora do atendimento, Desmotivação.

° Rui, João, Alba: excesso de liderança, Superioridade, falta de atenção aos problemas dos funcionários.

4.

Tabela de Grupos Formais

Administrativo Conflitos

Alba Superioridade e falta de atenção aos problemas dos funcionários.

João Falta de confiança nos funcionários

Rui Desviam a atenção dos reais objetivos

Não ameniza discussões

Vendas

Leia Não passa confiança para cliente, não são extrovertidas.

Elaine Incapacidade de atingir uma ou mais metas

Não obtém interesse, Não tomam decisões rápidas.

Banho e Tosa

Léa Diferenças de personalidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com