TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e gerenciamento de conflitos

Trabalho acadêmico: Origem e gerenciamento de conflitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão de conflitos

Enviado por Wileva, maio 2014 | 5 Páginas (1184 Palavras)

|

• 4.5

• 1

• 2

• 3

• 4

• 5

|

Denunciar

|

APROVEITE O NOSSO RELACIONAMENTO PÚBLICO...

Envie

1. Descrição do conflito

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde-FEPECS, unidade vinculada da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, criada em 12 de janeiro de 2001, por meio da Lei nº 2.676, é o resultante de um processo que abrange mais de quatro décadas de trabalho ininterrupto, orientado ao desenvolvimento de habilidades e competências dos servidores e profissionais de saúde que compõem o Sistema de Saúde do Distrito Federal.

Consolidou-se na perspectiva para o alcance de novos objetivos relacionados ao ensino técnico, graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, bem como da busca da excelência das demais atividades de educação.

A FEPECS, enquanto mantenedora da Escola Superior de Ciências da Saúde-ESCS, disponibiliza anualmente um total de 160 vagas para ingresso em seus dois Cursos de Graduação: Enfermagem e Medicina, cujos candidatos são selecionados por meio de concurso vestibular, desde o ano de 2001.

A elaboração, aplicação e correção das provas ficam sob a responsabilidade de empresa contratada, sendo que a Universidade de Brasília-UnB foi responsável pela realização do concurso vestibular em 2014.

Ocorre que um dos candidatos às vagas para o Curso de Medicina, reprovado quando da correção de sua redação, entrou com recurso junto à UnB por discordar do resultado insatisfatório obtido na avaliação da redação elaborada por ele, o que acaboueliminando-o do concurso.

Após análise do recurso, a Universidade de Brasília concluiu que de fato ocorreu um erro no sistema do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília-Cespe/UnB, de forma que um total de 58 candidatos declarados como aprovados, na verdade, não haviam de fato alcançado nota suficiente para tanto.

Após admitir a falha e lamentar o imprevisto, o órgão disse ter corrigido imediatamente a falha, garantindo, portanto, a credibilidade do sistema de seleção, se colocando à disposição daqueles que participaram do exame para prestar esclarecimentos.

O CESPE, por meio de nota, explicou que ocorreu um problema no software utilizado para atribuir notas às redações. Foi explicado que a fim de evitar fraudes, o programa utilizado substitui o nome do candidato por um código (mascaramento) e ao lançar as notas ocorre o processo de desmascaramento e a identidade do candidato volta a ser revelada. Justamente nessa última etapa ocorreu a falha, de forma que as notas das redações não foram agregadas corretamente aos respectivos autores.

Em consequência disso, o CESPE também informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que todas as chamadas: até a quinta chamada de enfermagem e até a terceira chamada de medicina estão anuladas.

Com isso e considerando que as aulas dos dois cursos começaram há trinta dias, estabeleceu-se um conflito envolvendo oscandidatos erroneamente aprovados e reprovados, a Universidade de Brasília e a Escola Superior de Ciências da Saúde-ESCS/FEPECS.

2. Análise sucinta dos atores envolvidos no conflito

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE), órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília (FUB), promove concursos públicos para todo o território nacional, provas do Programa de Avaliação Seriada-PAS, provas do vestibular da UnB, uma das universidades mais concorridas do Brasil, e provas do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país.

Diante do erro detectado no processo seletivo do vestibular da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) de 2014 e a consequente alteração, pelo CESPE, da relação dos aprovados para os cursos de medicina e enfermagem, a ESCS: 1) lamentou profundamente os transtornos decorrentes do erro do CESPE; 2) se colocou à disposição dos interessados para esclarecimentos; 3) decidiu suspender as atividades acadêmicas da primeira série dos cursos, para que sejam adotadas medidas saneadoras reestabelecendo o direito dos candidatos aprovadas à matrícula; e 4) informou que oportunamente será divulgado edital de convocação dos aprovados para matrícula.

Do total de candidatos inscritos para o vestibular da ESCS em 2014, 5.797 disputaram 48 vagas do curso de Medicina e 363 concorreram as 48 vagas para Enfermagem. Para o curso deMedicina, a ampla concorrência apresentou 4.760 inscritos para as 48 vagas, o que representa 99 candidatos por vaga, nove a mais se comparado ao ano passado. Em Enfermagem, foram 189 inscritos para 48 vagas, correspondente a quatro candidatos por vaga.

3. Natureza do conflito

De acordo com Hampton (1991), conflito é o processo que começa quando uma parte percebe que a outra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com