TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estágios na formação do psicólogo

Por:   •  12/8/2018  •  Seminário  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

Estágio Básico II

Questionário

Texto: “Do currículo mínimo às diretrizes curriculares: os estágios na formação do psicólogo” – Bruno de Marais Cury; João leite Ferreira Neto

1 – Qual foi a tradição curricular inaugurada em 1962, na psicologia?

A profissão de psicólogo foi regulamentada em 1962, prevendo-se três terminalidades: bacharel, licenciado e formação de psicólogo. Sendo esta última, o exercício pleno da profissão. O estágio passa a ser obrigatório apenas para a formação de psicólogo, com quantidade de horas mínima obrigatória. O estágio poderia ser realizado em outras instituições locais. Os cursos deveriam oferecer serviço supervisionado por professores, nas áreas clínica, educação e trabalho. Sendo assim, o estágio ganhava nessa época, caráter de treinamento prático e aplicação reais de fundamentos aprendidos em sala de aula.

2 – Qual a área de atuação que ganhou hegemonia nos currículos da psicologia nas décadas seguintes à sua regulamentação? Por que?

A área clínica. Pois havia escassez de profissionais para atender à demanda da classe média da sociedade que evoluía juntamente com a industrialização do país.

3 – O que quer dizer “Psicólogos foram considerados, por certo tempo, ‘guardiães da ordem’”?

Caberia aos psicólogos, o tratamento das patologias sociais daqueles que saíam da norma social ditada pela classe média e alta.

4 – Qual a hipótese da autora Sílvia Lesser de Melo Pereira sobre a psicologia e o fazer psicológico?

O fazer psicológico não deveria se limitar apenas aos neuróticos da classe média e os seus respectivos atendimentos em consultórios particulares. Os conteúdos deveriam partir de modos de subjetivação produzidos numa sociedade específica, observando suas condições sócio-históricas.  

5 – Quais as críticas dos autores Weber e Carraher sobre a formação do psicólogo na década de 70?

Weber e Carraher criticam a formação do psicólogo que tornava os estudantes em receptores de conhecimento elaborado no exterior, descontextualizado da realidade sócio-histórica brasileira.

6 – Qual a importância da Carta de Serra Negra (SP) em 1992?

A proposta colocada envolvia a elaboração de princípios que deveriam nortear a formação no currículo e nos estágios. Havia forte ênfase sobre compromisso ético da Psicologia com a realidade social. Os princípios expostos na Carta de Serra Negra defendiam um redirecionamento na formação do psicólogo brasileiro no sentido de enfatizar a consciência política de cidadania, o compromisso com a realidade social e a qualidade de vida.

7 – Quais as principais questões levantadas pelo documento gerado pela comissão de especialistas de ensino em psicologia no mesmo período da Carta de Serra Negra?

A Carta de Serra Negra deu novo ruma à formação do Psicólogo, dando ênfase em:

Consciência política de cidadania; compromisso com a realidade social e qualidade de vida; construção de conhecimento por meio de postura crítica, investigadora e criativa, incentivando assim, a investigação científica; formação básica pluralista baseada nas variadas discussões epistemológicas, éticas e políticas conforme realidade sociocultural.  

8 – O que os documentos “Carta de Serra Negra e o documento da Comissão de Especialistas propõem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com