TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos do psicodiagnóstico e as técnicas projetivas

Por:   •  17/11/2017  •  Dissertação  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Paulista

Alunas: Any Caroliny Silva Pires de Almeida       RA: C22JEC- 8

              Larissa Silva Oliveira                                RA: T58712-3

Processos do psicodiagnóstico e as técnicas projetivas

              O psicodiagnóstico era visto como um cenário em que o psicólogo utiliza um teste em um paciente e partindo desse relacionamento com o mesmo, tinha por objetivo principal, a apuração dos impulsos expressados. Concluindo a utilização do teste, despedia-se o paciente e encaminhava ao remetente um informe feito de acordo aos testes, incluindo detalhe por detalhe. Por meio dessa vontade de expor cada detalhe do que ocorreu entre ele e o paciente, ocultava uma inquietação vinda de sua insegura identidade profissional.

             O psicólogo atuou bastante tempo com um padrão parecido ao modelo clínico, se distanciando do seu paciente com a finalidade de ter uma ligação que não lhe atrapalhasse na sua atuação. Deste modo, utilizavam-se os testes como se eles constituíssem em si próprios o propósito do psicodiagnóstico, para desviar-se de concepções e emoções que impulsionavam os afetos. Porém, ainda tinha alguns psicólogos que preferiram se aproximar de forma mais fidedigna com o paciente.

             Os psicólogos optaram por aderir à psicanálise como o modelo de seus trabalhos, devido o seu crescimento no campo universitário. Em vista disso, sabemos que a teoria e a técnica psicanalítica manifestaram no psicólogo um domínio substancial que o auxiliou a compreender o que ocorria em sua relação com o paciente, alcançando assim, uma grande emancipação de visões e práticas.

Caracterização do processo psicodiagnóstico

              O processo psicodiagnóstico é um cenário onde envolve o psicólogo, o paciente, ou um grupo familiar, cuja intenção é chegar a uma explicação e entendimento o mais convincente e ampla possível da personalidade do indivíduo ou do grupo familiar, utilizando técnicas como entrevistas, técnicas projetivas e entrevistas de devolução.

Objetivos

              A averiguação psicológica deve ter em mãos completas considerações e respostas da originalidade do paciente. Com isso, chegando ao resultado do caso, envolvendo questões patológicas e adaptativas, deverá encaminhar para tratamentos terapêuticos convenientes.

Momentos do processo psicodiagnóstico

              O primeiro momento refere-se à entrevista inicial com o paciente, o segundo baseia-se na utilização de testes escolhidos de acordo com o caso. O terceiro e quarto momento são de entrega de resultados aos pacientes ou pais e pela descrição do informe para o profissional que o encaminhou.

Enquadramento

             O enquadramento são fatores que intervêm no processo do psicodiagnóstico. São eles: explicação das funções pertinentes, locais onde serão as entrevistas, horários e duração do processo e honorários.

             O mais aconselhável no enquadramento é que o psicólogo tenha uma conduta permeável e aberta para não determinar situações que depois se transformem em intoleráveis e que afete o paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com