TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sentimentos por Violet Oaklander

Por:   •  9/6/2020  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Algumas crianças não estão familiarizadas com o que são sentimentos, ou seja, elas certamente sentem, porém possuem uma capacidade reduzida de comunicar o que sentem.

É importante que seja proporcionado a elas o contato com os sentimentos e suas variações.

Conversar sobre os sentimentos é um passo inicial importante, e para isso pode-se utilizar da leitura de livros como Feelings Inside You and Outloud Too (Sentimentos Dentro de Você e Fora Também) ou Grownups Cry Too (Adultos Também Choram).

As crianças precisam saber que sentimentos existem, que todos tem sentimentos, que eles podem ser expressos, quais são eles e como podem ser expressado, para assim poderem entender o que estão sentindo.

Algumas palavras designativas de sentimentos: feliz, bom, orgulhoso, zangado, frustrado, dor, sozinho, solitário, amor, gostar, ciumento, inveja, especial, particular, ruim, alegria, prazer, lamento, vergonha, desgosto, radiante, seguro, forte, fraco, pena, empatia, compreensão, compreendido, admiração, tristeza, cansado.

Os sentimentos são experienciados através de sensações corporais expressas pela musculatura do corpo. A respiração, a postura, são formas de demonstrar os sentimentos.

O sintonizar do corpo pode contar o que se esta sentindo. Temos costume de encobrir e ocultar o que sentimos. Somente a partir do momento em que experenciamos o sentimento, poderemos libera-lo e utilizar do nosso organismo inteiramente para outras coisas.

“Continuum de consciência” é uma técnica utilizada para tornar nossos corpos mais presentes, trata-se de um jogo onde a criança fica relatando o que tem presente dentro e fora de si.

Durante o jogo, nota-se que o ambiente e as expressões corporais estão sempre mudando. Ao observar a criança, nota-se seus gestos e chamando a atenção de um gesto em particular, pede-se que exagere este gesto. Por exemplo, a criança que balançava a perna, passa a chutar o que há na sua frente, colocando assim seu sentimento de raiva para fora, que antes estava inibido e prejudicando a criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com