TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Sensoriais

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 8

     

  1. INTRODUÇÃO

        O sistema sensorial é um conjunto de órgãos com células denominadas como receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca, e do seu próprio corpo. Existem estímulos do mundo externo que bombardeiam nosso corpo o tempo todo. Precisamos então fazer uma construção do mundo exterior no nosso interior, criar experiências conscientes do mundo fazendo representações do mesmo em nossas cabeças. Para isso devemos detectar a energia física do ambiente e codificá-la como sinais neurais, o que se denomina sensações.

         Os sistemas sensoriais permitem que os organismos obtenham as informações necessárias do ambiente e a partir disso se cria uma maior interação entre os sentidos que sejam mais importantes para a espécie. Por exemplo, nossos ouvidos são mais sensíveis para ouvir as frequências sonoras relativas ao choro de um bebê, por outro lado, podemos nos manter inconscientes aos estímulos constantes, como o relógio que exerce pressão sobre nosso pulso.

                 Os sentidos são importantes em vários aspectos de um indivíduo como na educação, eles facilitam o aprendizado desde a vida intrauterina. Através dele nós enxergamos o que está ao nosso redor, sentimos quando alguém nos belisca, percebemos se a água do banho está fria, sentimos o gosto das comidas, entre muitas outras sensações, logo, ele é um facilitador essencial nos aprendizados de um indivíduo sobre o mundo exterior e interior e devemos usá-los com uma maior frequência e interação para absorver de uma melhor forma novo conhecimentos.

  1. SISTEMAS SENSORIAIS NA APREDIZAGEM

        

           Entendemos como sistemas sensoriais, os sistemas táctil, auditivo, gustativo, olfativo, visual, vestibular e proprioceptivo. Os receptores sensoriais são altamente especializados, capazes de captar diversos estímulos. Os tipos de receptores são o Exteroceptores que é responsável por responder ao estímulo externo, o Proprioceptores que se encontra no esqueleto e nas inserções tendinosas, nos músculos esqueléticos e no aparelho vestibular e o Interoceptores que respondem aos estímulos viscerais.

           É importante ter consciência que para que se detecte um estímulo destes sistemas não é só a intensidade do mesmo que conta. Muitas variações são importantes como motivação e estado de alerta. Pais de um recém-nascido que estão muito cansados vão perceber o menor sinal sonoro que venha do bebê, mas podem não ouvir sons muito mais altos. Os estímulos também podem ser inconscientes quando se trata de algo constante e que fazemos tanto que nem percebemos. Por isso, nosso cérebro precisa de estímulos diferentes para uma maior absorção do novo.

          Historicamente, temos a cultura de ensinar e aprender onde colocamos o professor como um eterno orador, e o aluno como eterno ouvinte, desestimulando o uso diferenciado da didática para aumentar as formas de ensino que podem ser melhor absorvidas por uma determinada pessoa, levando-se em conta que cada indivíduo pode ter um melhor estimulo de aprendizagem usando um ou vários conjuntos de sentidos sensoriais diferentes. O uso de todos os sentidos faz com que o aprender seja mais completo e efetivo, por isso usar apenas o método orador e ouvinte muitas vezes não é o ideal. Cada pessoa apresenta facilidade para aprender de uma forma, usando então sentidos sensoriais diferentes que se apresenta de forma singular como um facilitador. Dependendo da pessoa, ouvir pode ser a melhor forma, para outro, falar e pegar no objeto estudado pode ser muito melhor.

            As pessoas respondem de formas diferentes ao mesmo estímulo, e reagem de formas variadas de acordo com as circunstâncias. Isto significa que se prender a uma mesma forma de ensino não será eficiente, o ideal é à estimulação de todos sentidos. Tentar ao máximo uma integração sensorial.

            Quando chegamos em um lugar novo, podemos perceber rapidamente um certo odor no qual não estamos acostumados e então nos perguntamos como as pessoas que vivem ali convivem com este mal cheiro, mas, basta ficarmos um tempo ali que também não o perceberemos mais. Isto ocorre pela adaptação sensorial, que é algo muito importante, mas traz uma necessidade de variações no sistema de aprendizagem, ou seja, nosso cérebro demonstra uma redução de sensibilidade para estímulos que pouco se modificam, e quando fazemos algo no qual não estamos acostumados, alterando estes estímulos, o aprendizado pode ser maior. Por exemplo, quando você sempre utiliza apenas da leitura e da escuta, ouvindo o professor falando sobre determinado órgão do corpo humano, você pode ter um grau de aprendizado, mas se além disso você tem a oportunidade de ver e tocar este órgão em um laboratório, instigando mais sentidos e fazendo algo que seu cérebro não está acostumado, você absorve muito mais.

         O Sistema nervoso sensorial é a parte do sistema nervoso responsável por analisar os estímulos oriundos dos meios ambientes externo e interno ao organismo. As informações sensoriais são usadas para atender algumas funções como percepção e interpretação, controle do movimento, regulação de funções de órgãos internos e a manutenção de consciência. Ao analisar o ambiente, o sistema nervoso sensorial detecta determinados aspectos do ambiente por meio de órgãos sensoriais específicos cujas informações são processadas por vias neurais rotuladas. Assim experimentamos modalidades de sensações distintas como a visão, audição e gustação e também suas outras modalidades como intensidade, duração e localização. Outro aspecto do sistema sensorial é promover experiências sensoriais conscientes e inconscientes.

         Nosso corpo tem várias capacidades extraordinárias, uma delas é a sua capacidade de absorver uma energia em outra. A transdução sensorial é o processo pelo qual nossos sistemas sensoriais convertem a energia do estímulo em mensagens neurais. Nossos olhos por exemplo, recebem energia luminosa e coordenam a transdução da energia em mensagens neurais que o cérebro processa naquilo que de consciente vemos. Logo, o sistema visual são todas as habilidades relacionadas à visão. A informação visual atravessa níveis progressivamente mais abstratos. Este sistema é considerado um dos mais complexos. Cada olho gira suavemente dentro de sua órbita. Essa movimentação é controlada por três pares de músculos, que mantém preso o globo ocular. O movimento do olho é limitado pelo nervo óptico, um feixe de fibras nervosas que parte do interior do globo ocular em direção ao encéfalo, passando por uma abertura óssea do fundo da órbita ocular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com