TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tempos Modernos

Por:   •  9/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS

Analise filme: Tempos Modernos

Nome: Isadora Vilela de Casarini

 

O filme tempos modernos de Charlie Chaplin, nos apresenta o cotidiano dos trabalhadores juntamente com a revolução industrial, em que ocorreu a modificação do trabalho artesanal para a produção em série. Os trabalhadores eram submetidos a formas de produção que não levavam em consideração suas condições físicas e mentais, mas sim uma maior possibilidade de lucro, o que na sociedade atual ocorre em estremo oposto. O trabalhador é valorizado com salários dignos e assistências necessárias, levando em consideração tanto sua saúde física quanto mental.

Chaplin interpreta o personagem Carlitos, trabalhador em uma grande indústria, realizava em seu trabalho sempre a mesma função, diferenciando dos dias atuais em que o mercado de trabalho busca profissionais multitarefas, mesmo que permaneçam em uma única função, o mercado exige que o trabalhador conheça a linha de produção e o produto final.

Não só Carlitos, mas muitos outros operários eram explorados dentro das fabricas devido à procura incessante por lucro da parte do empregador, fazendo com que os trabalhadores exercessem suas funções com uma velocidade muito maior com o objetivo de conseguir um produto final no menor tempo, seguindo o trabalho de acordo com a máquina.

Ao exercer sempre a mesma tarefa, Carlitos sofre um colapso nervoso, não conseguindo parar de realizar os movimentos que fazia com grande velocidade na fábrica, sendo levado para o hospital. Após Carlitos receber alta, encontra a fábrica onde trabalhava fechada, e em busca de um novo emprego e confundido com líder comunista e acaba preso. Enquanto estava na cadeia acaba frustrando uma tentativa de fuga de outros presos conseguindo sua liberdade e uma carta de recomendação de uma autoridade. Entretanto, mesmo com a recomendação, Carlitos não consegue se manter no emprego que arruma, pois na fábrica em que trabalhava, era responsável apenas por uma função, apertar os parafusos, desta forma não sabia executar outra tarefa. Nos dias atuais o colapso nervoso de Carlitos seria tratado seriamente e a fábrica teria que arcar com as despesas médicas, pois o funcionário se feriu no exercício de sua função, e para evitar situações como essas existem os sindicatos trabalhistas com suas leis que garantem ao trabalhador seus direitos.

Carlitos ao conseguir outro emprego, foi realizar uma tarefa simples de procurar um pedaço de madeira parecido com o que possuía em mãos, mas não usando o raciocínio, essa tarefa gera consequências desastrosas. Percebendo a dificuldade de arrumar um emprego no qual não estava condicionado a realizar, Carlitos faz de tudo para voltar para a prisão.

Como retratado no filme, uma sociedade desestruturada, Carlitos conhece uma moça que vivia uma complicada situação financeira, roubando comida para sobreviver, não tinha mãe e seu pai desempregado acabou sendo morto em um protesto, mostrando também a violência das ruas na época. E para não ir para um abrigo ela foge.

Carlitos acaba recuperando seu emprego na fábrica, e logo em seguida os funcionários entram em greve novamente, e no meio da confusão Carlitos acaba preso novamente por jogar acidentalmente uma pedra em um policial.

Ao sair da prisão, Carlitos se reencontra com a jovem, que conseguiu um emprego como dançarina em um restaurante, mostrando o trabalho infantil que foi imposto a jovem, atualmente existem leis severas a serem seguidas ao se contratar menores de idade, a partir de quatorze anos e admissível o trabalho desde que como jovem aprendiz seguindo diversas regras como carga de trabalho reduzida, frequência mantida na escola e notas medias. E retratado também nessa parte do filme a inserção da mulher no mercado de trabalho, que sofre com diversos problemas já que na época as mulheres eram criadas para serem donas do lar. A jovem então consegue um emprego no restaurante para Carlitos, porém a mesma tida como vagabunda, foi procurada pela polícia, conseguindo fugir com Carlitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com