TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Testes Objetivos

Por:   •  23/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Testes objetivos

  1. Considerando os procedimentos básicos para a utilização de instrumentos padronizados de investigação Psicológica comente a partir do conteúdo apresentado em sala de aula sobre os procedimentos que antecedem a testagem.

O psicólogo deve planejar e realizar a avaliação baseando-se em aspectos técnicos e teóricos, tais como: Contexto, propósito, constructos que serão investigados, adequação ao que será avaliado, condições técnicas e operacionais. Após escolher o teste mais adequado ao contexto da avaliação e população a ser avaliada, o psicólogo deve seguir a risca as instruções de aplicação, pois a mesma foi padronizada e caso haja alguma modificação os resultados podem sofrer alteração, de forma a invalidar o teste.

  1. O teste psicológico é uma amostra de comportamento que possibilita a medida padronizada de determinado construto estudado. Quando o psicólogo escolhe os instrumentos de avaliação, ele deve atentar para as características psicométricas do teste e do grupo normativo.

Após escolher qual teste melhor se adequa as suas necessidades o psicólogo deve consultar sua aprovação no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi), e caso esteja aprovado deve seguir o manual do teste, interessante observar que apesar de o Satepsi orientar conforme institui o art. 14º da Resolução CFP nº 09/2018 que os parâmetros psicométricos de um teste psicológico devem ser revisados periodicamente com um intervalo máximo de 15 anos, alguns testes como é o caso do G-36 Teste não verbal de Inteligência, tem uma validade maior, o último estudo realizado no teste exemplificado foi no ano de 2003 e sua validade de acordo com o Satepsi foi atualizada em 31/08/2018, e tem vigência até 31/08/2033,  pois apesar de desatualizado ainda produz resultados favoráveis.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com