TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes Objetivos

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 4

PSICOLOGIA

BATERIA DE TESTES

BATERIA DE TESTES

Bateria de testes é o termo colocado para definir um conjunto de testes ou de técnicas,que podem alternar entre dois e cinco ou mais instrumentos que estão incluídos no processo psicodiagnóstico para proporcionar meios que consistam em confirmar ou anular as hipóteses iniciais, atendendo o propósito da avaliação.

A bateria de testes é aplicada por duas razões essenciais. A princípio, é considerado que nenhum teste em particular, pode garantir uma avaliação completa da pessoa como um todo. E, em segundo, a função de uma série de testes inclui a tentativa deu ma aprovação de intertestes dos dados conseguidos,desde cada instrumento confidencial e reduzindo,dessa forma, a margem de erro e dando melhor justificativa para se chegar às inferências clínicas.

Existem dois tipos básicos de baterias de testes:as baterias padronizadas para avaliações características e as não-padronizadas, que são coordenadas com base em um objetivo de avaliação. No primeiro tipo, se trata de uma bateria padronizada, com objetivos diretos, e deve ser conduzido em sua totalidade.Entretanto, o psicólogo tem a permissão parai ncorporar testes para se adaptar à particularidade do caso específico.Assim, em tese, é provável o preparo de uma bateria de testes padronizados para casos exclusivos, mas isso busca pesquisa prévia. A bateria padronizada que tem objetivo explícito é escolhida em razão de sua eficiência preditiva e é realizada com base em pesquisas executadas com determinados tipos de pacientes e indicada para exames bem específicos.

Na prática clínica, é comum o uso da bateria não-padronizada.No plano de avaliação,são resolvidos a propriedade e o número de testes, que são programados linearmente,de acordo com a sua natureza, exemplo,propriedades psicométricas, tempo de administração,grau de dificuldade, qualidade ansiogênica e traços do paciente individual.

Embora a bateria não-padronizada deva responder,então, a várias condições, ela é pautada de acordo com fatores mais adaptáveis do que a bateria padronizada. O número de testes, por exemplo, possivelmente pode será lterado para mais ou para menos. Em geral, o número é alterado para mais, quando, por alguma razão, parece considerar uma intervalidação de resultados ou verificar dados em função de uma hipótese estabelecida. Pode ser modificado para menos, no caso de, por exemplo, a finalidade da avaliação foi alcançada antes de a totalidade dos instrumentos serem aplicadas.

Devido àdiversidade de questões oferecidas inicialmente e adaptadas aos objetivos do psicodiagnóstico, regularmente a bateria de testes inclui testes psicométricos e técnicas projetivas. Diante disso, sua continuidade e distribuição referente, na bateria de testes, devem ser atenciosamente examinadas, levando em conta o tempo necessário para a aplicação, o grau de dificuldade das mesmas, sua qualidade que gera ansiedade e as características próprias do paciente.

Para um processo de avaliação é aplicada uma bateria de testes, por saber-se que nenhum teste particularmente, pode apresentar uma avaliação completa da pessoa como um todo.A posição de uma continuidade de testes e estratégias envolve a tentativa de uma avaliação intertestes dos dados alcançados, com base de cada instrumento em particular, minimizando a margem de erro e dando melhor fundamento com intenção de chegar a inferências clínicas.

Cabe ressaltar que tanto no uso de baterias padronizadas ou não padronizadas o foco da testagem deve ser o sujeito, e não os testes. Por isso o psicólogo tem que, em primeiro lugar, estabelecer um plano de avaliação, revisar as particularidades dos instrumentos e do paciente (exemplo: canhoto, cego, daltônico). Em segundo lugar deve estar familiarizado com instrumento, e instruções. Já em terceiro, o psicólogo deve organizar todo o material antes do paciente participar do teste, assim como ter outros materiais, como cronômetro, lápis, borracha, apontador e outros. Em quarto lugar, ter em mente os objetivos para inclusão de cada técnica da bateria. E ao findar tudo isso, o psicólogo deve criar um clima agradável, descontraído, de confiança e entendimento, para assegurar o desempenho do teste, e eliciar o material. O ambiente é um fator importante, em que deve ser levado, em destaque como iluminação, posição das carteiras, tudo para que traga conforto e compreensão do teste, sem vieses (como no caso, de teste com cores, que a iluminação influencia o teste). Sobre a orientação do examinador, referente a instrução deve estaratento se pode fazer repetição, assim como leitura, é recomendado a memorização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com