TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFERIÇÃO E TESTE DE PRECISÃO E EXATIDÃO DE VÁRIOS INSTRUMENTOS

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA FUNDAMENTAL

EXPERIMENTO Nº 1

AFERIÇÃO E TESTE DE PRECISÃO E EXATIDÃO DE VÁRIOS INSTRUMENTOS

Resumo

        A aferição de instrumentos e equipamentos laboratoriais é muito importante para manter a garantia dos dados fornecidos pelos mesmos durante os experimentos, por isso é preciso verificá-los com regularidade. Também é fundamental testar a precisão e a exatidão dos equipamentos utilizados através da repetição dos procedimentos, assegurando que os dados são realmente válidos e poderão ser usados. Na prática realizada, alguns instrumentos foram testados a fim de garantir a confiabilidade dos mesmos. Primeiramente foi observado que as gotas provindas da pipeta graduada têm mais volume que as gotas provindas da pipeta de Pasteur, mas ambas podem ser usadas com segurança no fornecimento de dados. Com os testes também foi constatado que as balanças analítica e semi-analítica são ambas precisas e exatas na determinação de massas. Por fim, o volume da proveta da bureta e do balão volumétrico de 25 ml mostraram-se levemente divergentes com o volume da pipeta volumétrica de 25 ml, sendo preciso adicionar algumas gotas de água a mais em cada um para que atingissem as suas marcas de volume. Nesse mesmo experimento, o béquer foi o instrumento que obteve destaque, já que exibiu boa compatibilidade com o volume da pipeta volumétrica, sendo preciso retirar apenas uma única gota em uma das repetições do teste.

Introdução

        No ramo da química é muito importante ter o controle de exatidão e precisão de todas as medidas obtidas nos experimentos, pois mesmo as mínimas falhas ainda podem causar grandes erros nos resultados finais e consequentemente haver a necessidade de refazer todos os passos novamente, por isso é preciso aferir os instrumentos sempre que possível para garantir maior segurança na apresentação dos dados.

Embora sejam frequentemente confundidas, a precisão e a exatidão dos equipamentos são coisas bem diferentes, sendo a precisão a proximidade em que os dados apresentam entre si numa determinada análise e a exatidão a proximidade com que esses dados se encontram do valor real, portanto nem toda medida exata é precisa, assim como também nem toda medida precisa é necessariamente exata.

Cada instrumento utilizado no laboratório tem um fim específico, então é plausível que cada um adapte-se melhor às suas respectivas funções, ou seja, instrumentos como o béquer possuem pouca precisão de medidas de volume, enquanto pipetas graduadas e volumétricas são normalmente muito rigorosas quanto à exatidão dos seus volumes.

Quando trata-se de medir volumes, é preciso, além de usar os instrumentos adequadamente, saber também identificar a altura correta do líquido, pois em tubos de circunferência pequena é comum a formação de uma curva (menisco) na superfície do líquido causada pela atração entre as moléculas da solução e a parede do vidro. Por isso é preciso observar bem a posição do menisco de modo que a ponta central dele esteja exatamente na linha de volume marcada em cada instrumento, pois é esta a garantia de que os dados serão medidos precisamente.

O objetivo dos procedimentos realizados no laboratório era justamente avaliar a precisão e a exatidão de algumas vidrarias e a diferença e eficiência das balanças analítica e semi-analítica no fornecimento de valores de massas.

Materiais e Equipamentos

  • Pisseta
  • Pipeta graduada (5 ml)
  • Pipeta de Pasteur
  • Vidro de relógio
  • Pipeta volumétrica (25 ml)
  • Béquer (25 ml)
  • Balão volumétrico (25 ml)
  • Bureta (25 ml)
  • Proveta (25 ml)

Procedimentos

Durante a prática no laboratório, havia cinco grupos diferentes, formados por três integrantes cada um, e cada grupo realizou todos os procedimentos que estão descritos a seguir. Ao final de todos os experimentos, os dados foram compartilhados entre os grupos para a ampliação das informações e melhor desenvolvimento dos resultados.

A prática foi dividida em três partes principais, com diferentes métodos para avaliação e aprimoramento dos instrumentos. Primeiramente um vidro de relógio foi tarado numa balança analítica, então foram adicionadas 20 gotas de água destilada com uma pipeta de Pasteur no vidro e em seguida foi anotada a massa correspondente às 20 gotas. Este procedimento foi repetido três vezes com a pipeta de Pasteur e mais três vezes utilizando uma pipeta graduada com volume de 5 ml. Com os valores obtidos nesta primeira parte, foram calculados os volumes das gotas dividindo-se a massa total pelo número de gotas pesadas e o desvio padrão foi calculado utilizando o programa Microsoft Excel.

Na segunda parte do experimento, um béquer, uma proveta, uma bureta e um balão volumétrico (todos de 25 ml) foram preenchidos com água destilada com o auxílio de uma pipeta volumétrica também de 25 ml. Cada instrumento foi preenchido com os 25 ml de água destilada da pipeta volumétrica e então “ajustado” à sua própria medida de volume, adicionando ou retirando gotas de água (com a pipeta de Pasteur) até que a água se encontrasse perfeitamente na marca. As gotas de água adicionadas ou retiradas foram anotadas para calcular o erro relativo e a exatidão de cada instrumento. Depois de acertar a medida de água, todos os instrumentos foram secados cuidadosamente para que não sobrassem gotas em seu interior e em seguidas foram preenchidos novamente seguindo os mesmos passos anteriores, repetindo o processo cerca de três ou quatro vezes para cada instrumento.

Na terceira e última parte, cinco rolhas de tamanhos diferentes foram pesadas nas balanças analítica e semi-analítica. Primeiro cada rolha foi pesada separadamente na balança analítica, anotando a massa de cada uma, depois foram pesadas todas juntas ainda na mesma balança e anotada a massa total. Em seguida as rolhas foram pesadas novamente na balança semi-analítica, primeiro separadas e depois juntas, também anotando as massas em cada passo. Por fim, ainda na terceira parte do experimento, foi escolhida uma única rolha para ser pesada cinco vezes em cada uma das balanças para observar se havia diferença nas massas e consequentemente na precisão de cada equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com