TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa é um instrumento valioso para os futuros profissionais

Por:   •  29/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ALANA PEREIRA FONSECA DE SOUZA RU: 1014972

BRUNA MARIA MATIAS CANDIDO MOREIRA MENDES RU: 1026561

ENY CAMPOS DA SILVA RU: 1038676

QUEILA GOMES DA SILVA RU: 1018856

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - A ESCOLA

UTA - FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

IPATINGA 2014

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

ALANA PEREIRA FONSECA DE SOUZA RU: 1014972

BRUNA MARIA MATIAS CANDIDO MOREIRA MENDES RU: 1026561

ENY CAMPOS DA SILVA RU: 1038676

QUEILA GOMES DA SILVA RU: 1018856

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - A ESCOLA

UTA - FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

Relatório Pesquisa e Prática Profissional- A Escola apresentados a UTA- Fundamentos Pedagógicos no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Marília Duarte

Polo de apoio e Presencial: Curitiba

IPATINGA 2014

Sumário

1 Introdução________________________________________________________4

2 Função Social da Escola_____________________________________________5

3 Analise dos dados coletados__________________________________________7

4 Projeto Político Pedagógico___________________________________________9

5 Coleta de dados___________________________________________________12

6 Considerações finais_______________________________________________13

7 Referência_______________________________________________________14

        


  1. INTRODUÇÃO

A Pesquisa é um instrumento valioso para os futuros profissionais, pois favorece o principio prévio de sua área. Presente nesse portfólio pode relatar que esse trabalho encontra-se relacionado à Pesquisa e Pratica Pedagógica – A escola, com o com o objetivo de promover a prática do profissional docente, conhecer o espaço escolar, conhecer os instrumentos que regem a escola, compreender a relevância dos instrumentos na organização e do trabalho pedagógico como um todo.

A importância dessa prática está diretamente ligada ao futuro do profissional pedagogo, pois a partir dessa interação é possível compreender a realidade da escola além da teoria.

Para realização dessa pesquisa, foram realizadas dez horas de pesquisa em campo, na Escola Municipal Primeiros Passos, onde foram realizados contatos direto com os profissionais da escola, observação do funcionamento e ambiente escolar e analises do projeto político pedagógico, um documento que é resultante de uma discussão capaz de refletir a realidade da escola (Grochoska,2012).

O presente portfólio inicialmente apresentará a análise dos dados primários coletados ao longo da pesquisa, sendo a primeira parte a caracterização escolar, em seguida uma abordagem da educação adotada pela escola em diferentes concepções e na seqüência serão outros aspectos relevantes no contexto escolar como inclusão, planejamento, avaliação e padrão de qualidade de ensino e aprendizagem. Ao final do relatório foram sintetizadas as respostas de um questionário aplicado com os professores, considerando os aspectos mais relevantes.



  1. FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

A pesquisa é a atividade voltada para a solução de problemas e respostas a questionamentos do campo educativo, geralmente através do emprego de processos científicos. O ensino é considerado uma parte da educação e a sua intenção é a aprendizagem do indivíduo, havendo a necessidade de que aquilo a ser ensinado tenha condições de ser aprendido pelo aluno. Educação é um conceito mais complexo, se refere ao desenvolvimento da pessoa, sua trajetória de vida, desde o seu nascimento até a sua morte. Ou seja, é tudo o que podemos aprender durante o processo da nossa existência, visto que o ser humano nunca para de aprender (JUSTINO, 2011).

Portanto a pesquisa precisa estar presente na sala de aula, no planejamento do professor e na aprendizagem do aluno, pois ao desenvolver uma pesquisa sobre as determinantes da prática (metodologias, avaliações, conteúdos, processo de ensino-aprendizagem, contexto escolar, focos de problemas etc.) o professor tem acesso a conhecimentos e habilidades que o ajudarão a compreender o porquê daquela ação, se a mesma está em consonância com os pressupostos legais, metodológicos, e se constituem ações significativas, estimulantes e desafiadoras para os alunos. (CORTELAZZO, 2006).

E para desenvolver uma ação educativa realmente significativa é necessário ao professor utilizar todos os recursos disponíveis para a efetivação da aprendizagem. Os materiais didáticos são recursos humanos e materiais empregados para auxiliar e beneficiar o processo de ensino e aprendizagem. É importante que o professor se aproprie dos diferentes materiais didáticos a fim de tornar suas aulas significativas, estimulantes e lúdicas. O papel da escola se modificou ao longo dos anos acompanhando os avanços e necessidades da sociedade, mudanças essas que foram significativas para o país, principalmente no que diz respeito ao funcionamento e acesso à população brasileira ao ensino público.

Novas formas de organização da sociedade foram surgindo, fazendo com que desaparecessem os interesses comuns aos membros de um determinado grupo, assim o processo educativo que era único passou a ser dividido pela desigualdade econômica, separando os burgueses dos trabalhadores. Muito embora, houvesse ocorrido esta fragmentação da educação no passado, impostas pelo capitalismo, hoje nos vemos diante da escola como fator social influenciada pelas transformações do homem e da sociedade.        

A escola como ato social foi assim vista pela primeira vez pelo pedagogo Émile Durkheim, que defendia a postura social que a escola e a educação em si, devem permear. Apesar deste autor não ter desenvolvido modelos pedagógicos, suas idéias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, onde a educação escolar deixa de ser vista de forma individualista e sim através de uma perspectiva coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com