TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INSTRUMENTOS E TESTES PSICOLÓGICOS PSICOTERAPIA BREVE

Por:   •  13/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

INSTRUMENTOS E TESTES PSICOLOGICOS, PSICOTERAPIA BREVE

Os testes psicológicos, e os inventários de interesses, são utilizados frequentemente durante a orientação profissional para determinar as características do individuo, com o objetivo de planear atributos do orientado em ambiente trabalhista.

Antes de iniciar a aplicação dos instrumentos e testes psicológicos, é preciso ver quais são as condições do local, se preciso, moldá-la para que o individuo possa realizar as tarefas, sem que aja alguma interferência.

No projeto da Orientação Profissional, existem diversos testes e inventários para serem aplicados, como por exemplo:

TESTES

TAT: O Teste de Apercepção Temática, é um teste projetivo, criado em 1935 por Henry Murray. O objetivo do teste é medir características da personalidade.

AIP: Avaliação dos Interesses Profissionais tem como objetivo avaliar os interesses profissionais dos jovens.

TDP: Testes das Dinâmicas Profissionais tem como objetivo identificar os interesses e preferências profissionais dos adolescentes.

EAP: Escala de Aconselhamento Profissional tem como objetivo avaliar as preferências por atividades profissionais.

O QUATI (Teste voltada a personalidade na área profissional) e IAIP (Inventario e Autoanalise dos Interesses Profissionais) são testes que podem ser utilizados para encerramento de projeto, onde o orientador vai conseguir confirmar informações da personalidade do individuo em situação profissional.

INVENTARIOS

GEIST: O Inventario Ilustrado de Interesses avalia quantitativamente 12 áreas gerais de interesses profissionais.

IAIP: O Inventario de Autoanalise dos Interesses Profissionais possibilita o orientado uma visão geral e comparativa dos seus maiores interesses profissional, permitindo uma identificação profissional mais efetiva.

Durante a orientação profissional, o orientador deve sempre estar atento nas demandas que o orientado apresenta, pois o orientado pode apresentar questões emocionais estabelecidas em sua personalidade, afetando suas habilidades sociais, e caso aconteça, se o orientador não estiver apto para lidar com essas questões, ele deve encaminhar o orientado a outro profissional.

EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES DO PROCESSO

Uma das ferramentas mais utilizadas em relação a motivação, é a Teoria da Expectativa de Vroom. Segundo Vroom (1964, apud Pérez, 1990, p.127 e 140), “o processo motivacional é desenvolvido conforme as percepções que o indivíduo tem da relação entre os esforços que conscientemente estima que deve realizar para alcançar um determinado objetivo, ou meta, e o valor que lhes atribui”.

A teoria enfatiza que para  a motivação ser gerada, precisa considerar 3 fatores determinantes: Expectativas, Recompensas, e a relaçao entre expectativa e recompensas.

Com isso, o orientado se encherá de otimismo por um bom resultado, que o levará para outros patamares, sendo assim, criando a Instrumentalidade, que é de que modo o orientado acredita que pode alcançar o resultado esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com