TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARALELO DA PRÁTICA DA TCC COM O MEDIA METRAGEM "O NOME DO CUIDADO"

Por:   •  19/9/2020  •  Resenha  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

Paralelo da abordagem da Teoria Cognitiva Comportamental com documentário, “O nome do cuidado”

TCC – Terapia Cognitiva-Comportamental, criada pelo Dr. Aaron Beck, tendo em suas bases o princípio de primazia das cognições sobre as emoções e comportamentos. Busca realizar uma reestrutura cognitiva, a partir das ideias dos pensamentos já existentes nos clientes sobre seus problemas. Algo que merece destaque, é o entendimento da TCC sobre a nomenclatura utilizada com as pessoas que a buscam, neste caso são chamadas de clientes, pois entende-se que estes buscam por algo, ela precisa de algo, assim ela busca na terapia este “algo”. E paciente, nos arremete a doença, por este motivo normalmente se utiliza a nomenclatura cliente na TCC, porém nada impede de se utilizar a palavra paciente. A TCC é aplicada em diversos transtornos, depressão, os transtornos de ansiedade, como ansiedade generalizada, fobias, transtorno de pânico, transtornos alimentares, dependência química, terapia familiar e conjugal, transtornos de personalidade e as psicoses, pode ser utilizada em adultos, crianças e adolescentes, tanto individual como em grupo.

No documentário podemos observar uma pessoa, que estava em um determinado local, sente-se mal e embarca em um trem na estação. Desorientado, desce em uma estação que não é onde ele queria estar, encontra um lugar para sentar e liga para seu médico, em desespero pedindo auxilio. O médico vem ao seu encontro e começam a conversar.

Nesta atitude do médico de ir ao encontro do cliente, para auxiliá-lo, perguntando sobre seu dia, como ele estava tendo interesse no que ele estava sentindo, buscando criar um laço, buscando ter um cuidado, podemos descrever este ato, como aliança terapêutica, criar vínculos, ter uma relação de dualidade com o cliente. O Sujeito busca ser ouvido, e através da aliança terapêutica, ele consegue ter confiança para falar, por saber que há alguém a escutar, que tem alguém ali por ele. E podemos exemplificar este ato na atitude do médico em ir ao encontro do cliente, estar ali pelo outro.

Para TCC os sintomas físicos têm sua importância, pois podem dizer algo sobre o sujeito. Todo sintoma relatado pelo cliente é importante. E podemos observar isto no documentário, o interesse do médico em saber o que estava havendo, o que estava sentindo, onde era a dor. Algo interessante no documentário, é que o paciente não sabia dizer de onde a dor vinha, era no corpo todo. Mas conseguiu exemplificar o tamanho da dor, dizendo que era “do tamanho do vão do MASP”. Dizendo assim que a dor era enorme, tomava todo o corpo.

Como a TCC possui uma proximidade da visão médica, por entende o sujeito inteiro, em todos os níveis, é importante entender as classificações e termos das medicações e patologias, para que haja uma melhor interação com os demais profissionais, que o cliente esteja trabalhando.

O médico em diversos momentos do documentário, utiliza de técnicas da TCC, podemos destacar em dois momentos. Quando ele pega o que o cliente pensa ou fez e realiza um questionamento com base na realidade do cliente, sem pontuar, sem categorizar o que foi descrito pelo cliente. Em outro momento, podemos observar que ele tenta acompanhar, andar junto, andar de mãos dadas, dando auxilio. Mas sem deixar de incentivar que o cliente ande sozinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com