TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICANALISE

Artigo: PSICANALISE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Artigo  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

Psicanálise

A procura de esclarecimentos sobre os processos misteriosos do psiquismo (fantasias, sonhos, esquecimentos, etc...) levaram Freud a investigar sistematicamente esses problemas que deram origem a psicanálise formulando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana. Sua teoria não consistia em formar convicções, mas estimular o pensamento e derrubar preconceitos.

Atualmente a psicanálise é aplicada na prática profissional como forma de tratamento (análise) de compreensão de problemas sociais relevantes (excesso de individualismo, intensidade da violência, etc...), também utilizada em trabalhos com grupos por instituições como forma de aconselhamento e orientação.

Freud observou que deixando seus pacientes expressarem suas ideias livremente, se sentia envergonhados (com pensamentos ou imagens que lhe ocorriam) e denominou esse fenômeno de resistência; e ao processo psíquico que visa ocultar da consciência uma ideia/pensamento insuportável e doloroso, chamou de repressão; localizando-os no inconsciente (inconsciente é o que exprime o conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência). Após a descoberta do inconsciente, Freud se aprofunda e apresenta sua teoria sobre a estrutura e funcionamento do aparelho psíquico (inconsciente, pré-consciência e consciente).

• Inconsciente: é formado por conteúdos reprimidos, regido por leis próprias de funcionamento e é atemporal.

• Pré-consciente: onde se instalam os conteúdos acessíveis a consciência de forma inconstante (ora pode estar acessível, ora não).

• Consciente: recebe ao mesmo tempo informações do mundo interior como exterior, evidenciando a percepção exterior, a atenção e o raciocínio.

Entre suas descobertas também está o funcionamento da sexualidade infantil. Dividindo-as em: fase anal, fase oral, fase fálica e fase genital. Decorrendo a essas fases destaca-se o complexo de Édipo.

Tornando mais profundas suas investigações sobre o aparelho psíquico, Freud introduz novos conceitos a ele: ID, ego e superego.

• ID: é onde se instalam nossos impulsos sendo movido pelo prazer.

• Ego: estabelece o equilíbrio entre o ID e a realidade, buscando a satisfação do prazer considerando as opções realistas mais próximas.

• Superego: é regido pelo princípio das ideias e da moral, estabelecendo os limites das exigências sociais e culturais.

A psicanálise não está restrita somente a pessoas de alto poder aquisitivo e nem aos consultórios. Atualmente inclusive no Brasil, estão sendo debatido o alcance mais amplo nos setores da sociedade, buscando a compreensão de fenômenos sociais graves, tais como, o aumento da criminalidade, drogas, anorexia, síndrome do pânico, depressão, sexualidade na infância; Diante destes fatos os psicanalistas procuram criar maneiras de intervir no meio social para superar o mal-estar na civilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com