TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA COMUNITARIA ENTREVIST

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Psicologia Comunitária

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ILHA DO GOVERNADOR/NOITE

2016

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Disciplina: Psicologia Comunitária

   

                                                                                    

Reflexão – Entrevista

AC é psicóloga há seis anos no CAPS AD em Angra dos Reis, Atende famílias de  a seis anos, de formação psicanalítica, se identifica mais com a área hospitalar apesar de trabalhar com a área de psicologia escolar

AC é psicóloga no CAPS ad (centro de atenção psicossocial de álcool e outras drogas) há seis anos, tem formação psicanalista, se identifica com a área hospitalar apesar de trabalhar com orientação vocacional na área da psicologia escolar.

 O CAPS AD Tem como objetivo atender usuários e familiares de dependentes químicos com grave comprometimento psicossocial.  Existe há 10 anos e ela trabalha nele há três anos.  A equipe é composta de três psicólogos, uma pedagoga, um enfermeira, um assistente social, duas artesãs, quatro técnicos de enfermagem, um recepcionista, um assistente administrativo e um guarda patrimonial.

O CAPS AD faz uma reunião de equipe diária e uma semanal com toda equipe. Dificilmente se toma uma decisão individualmente, sempre buscam estar no mínimo em dupla nas decisões. Dialogar com a rede sempre soma para a equipe e também para o caso. O CAPS trabalha com a lógica interdisciplinar, onde a comunidade se beneficia com os diferentes saberes, sendo assim o conceito de hierarquia não cabe nessa prática.  Constrói - se diariamente um saber que emerge da troca e do coletivo. O acolhimento para os usuários e seus familiares não tem hora marcada. Sempre há um técnico disponível para eles. Sejam eles grupo de família, grupo de usuários. Existem oficina de vídeo, oficina de artesanato, jardinagem, práticas esportivas como canoagem, caminhada e stand up e atendimento individual.  Tudo e todos nesse CAPS esta a disposição dos dependentes químicos que gostariam de diminuir ou interromper o uso de drogas. É um serviço de portas abertas, gratuito (SUS) norteador da rede nessa temática.

Concluí nessa entrevista que o CAPS faz o que se propõe a psicologia comunitária, dando auxiliando a comunidade a fazer as mudanças que esta (a comunidade) demanda.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com